
A saúde e a beleza dos cabelos estão relacionadas à quantidade de nutrientes e água presentes nos fios. Na falta ou deficiência deles aparecem descamações capilares, perda de brilho, pontas duplas e a temida queda de cabelo.
A nutrição capilar ocorre de duas maneiras: pela via tópica, por meio de produtos como xampu, condicionador, máscaras e cremes; e através da alimentação! A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas e dentre elas está a deficiência de nutrientes e por isso indivíduos que não se alimentam de forma adequada têm grande probabilidade de ter queda de cabelo.
Como o cabelo tem uma função secundária no funcionamento do organismo, não fazendo parte de nenhum processo fisiológico, toda vez que o organismo precisar de um nutriente e este estiver em falta, ou em pequena quantidade, os fios vão sofrer as consequências. Ou seja, quando ocorre a carência nutricional, o organismo irá enviar os nutrientes de reserva aos órgãos primordiais à sobrevivência, ficando o cabelo em segundo plano!
São quatro as categorias de nutrientes que não podem faltar no seu prato e nos seus produtos para os cabelos: os minerais, as vitaminas, as proteínas e os fitoativos. Eles combatem a queda, fortalecem os cabelos, melhoram a elasticidade dos fios e aumentam a expectativa de vida das células que compõem a fibra capilar.
Certos alimentos podem ser considerados amigos da saúde dos cabelos, pois fornecem os nutrientes necessários para a preservação capilar. Veja alguns exemplos:
- Arroz, feijão e lentilhas: São ricos em proteínas que formam o colágeno e a queratina, componentes que fortalecem os cabelos. Desta forma, quando consumidos regularmente protegem os fios da queda;
- Soja: Melhora a circulação no couro cabeludo, diminuindo o risco da queda de cabelo;
- Pepino e Cenoura: Quando consumidos diariamente, fortalecem os cabelos e proporcionam o seu crescimento;
- Vinagre de maçã: Auxilia na digestão da proteína, fazendo com que esta seja mais bem aproveitada pelo organismo.
- Frutos do mar: São ricos em magnésio, essencial para a formação das proteínas que fortalecem os fios;
- Leite e derivados: Ricos em cálcio evitam que os cabelos fiquem opacos e quebradiços.
Então, se mesmo com todo o cuidado os fios andam sem brilho ou caindo, é hora de procurar um nutricionista e/ou um médico. Uma dieta equilibrada associada à hidratação adequada e a bons produtos de tratamento tópico pode ser a solução para deixar a cabeleira deslumbrante!
Quer conversar mais? Entre em contato comigo.
Eu sou Gisele Pacheco, nutricionista
E-mail giselenutricionista@gmail.com
Comentar