Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Dieta x Bebida Alcoólica

Dieta x Bebida Alcoólica

qui, 07/01/2021 - 12:32 -- Ludmila Candeco
Categoria: 
Créditos: 
Imagem web
E, para quem treina e deseja ganhar músculos?

Afinal, pode ter consumo de bebida alcoólica na dieta?
Essa é a pergunta que provavelmente todo nutricionista já recebeu em seus atendimentos. É muito comum o paciente querer negociar com o seu nutri a sua cervejinha do final de semana sem prejudicar seus resultados. Mas será que dá para ter negociação?
Bem, primeiro de tudo, vou explicar que, como profissional de saúde, não existe recomendação de álcool para uma vida mais saudável, uma vez que o álcool é um produto tóxico ao organismo e o seu consumo inadequado estaria relacionado a vários tipos de problemas de saúde. Nem aquela antiga conversa de que uma taça de vinho por dia faria bem ao coração ou que poderia beber a cerveja da marca X, por ela ter menos calorias. Independente da conduta de cada profissional, pois pode haver aquele que libere duas longnecks para você consumir, uma coisa é invariável, a bebida alcoólica é prejudicial.
Porém, sabemos que os drinks, os vinhos, as cervejas e todos os outros tipos de bebidas alcoólicas fazem parte da vida social de muitas pessoas. Está associado a uma fonte de prazer, que muitos não querem abrir mão. Então, como fazer?Falando apenas das calorias, o que irá influenciar será o teor alcoólico de cada bebida. Logo 100ml de cachaça, por exemplo, teria mais calorias que 100ml de cerveja. Porém, a quantidade de bebida ingerida é o que pesa mais nessa conta. Pois acreditasse que as bebidas com teor alcoólico maior são consumidas em menor quantidade. Daí veio a fama que o drink de Gim com Tônica ‘’não engorda’’. A grande verdade é que a dose de gim é pequena, adicionada de muito gelo para criar um grande volume da bebida e a água tônica, se não for a versão diet, é um dos refrigerantes com maior quantidade de açúcar. 
Vale aqui colocar que o álcool tem mais calorias de que o temido carboidrato. Uma vez que 1g de carboidrato tem 4 kcal e 1g de etanol tem 7 kcal. Se estivermos trabalhando com dieta de emagrecimento e não nos preocuparmos com o consumo das bebidas alcoólicas, você poderá seguir 100% da sua prescrição alimentar, realizar treinos com frequências e mesmo assim não conseguir emagrecer por esse motivo.
E, para quem treina e deseja ganhar músculos? O álcool vai interferir também, pois ele tem uma ação miotóxica aumentando a destruição dos músculos. Como provavelmente você já deve saber, os músculos são feitos de 75% de água e por ter uma ação diurética, o álcool vai retirar principalmente água dessa área promovendo a desidratação muscular.
Respondendo a primeira pergunta desse texto, poder você até pode, mas não deveria consumir álcool quando falamos de dieta e saúde. Lembre-se sempre que a dica para quem vai beber é, além de se hidratar bebendo água junto com o seu drink ou seu chopp, não se esquecer de realizar uma refeição antes da sua ingestão alcoólica para diminuir os danos provocados pelo álcool ao seu organismo.
Um beijo da Nutri e moderação.

Contatos: 

IG Nutri Ludmila Candeco

Cel/Whats: 022 99906 0938

E-mail:

ludmilacandeco.nutricionista@hotmail.com

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
9 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.