Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Constipação intestinal

Constipação intestinal

sex, 13/11/2020 - 13:25 -- Ludmila Candeco
Categoria: 
Créditos: 
Imagem Web
Gente parada é igual intestino parado. A atividade física auxilia nos movimentos peristálticos, fazendo com que o trânsito intestinal fique melhor. Então, mexa-se.

Intestino lento, preso, preguiçoso, prisão de ventre ou seja lá qual for o nome que você dá para esse problema, uma coisa é certa, isso é algo que incomoda demais e merece atenção.
A constipação intestinal é caracterizada pela dificuldade de evacuar ou números de evacuações diminuídas (menor que 3 vezes na semana). É um problema que pode ser temporário ou crônico para algumas pessoas. Já fiz atendimentos de pacientes que já ficaram 15 dias sem conseguir ir ao banheiro e tiveram que fazer procedimento na emergência hospitalar.
As causas podem ser muitas. De algo simples, como consumo inadequado de água, ou uso de alguns medicamentos, a algo mais complexo como uma patologia no intestino. Por isso, você não deve ignorar a sua constipação intestinal pensando que o seu intestino ‘’é assim mesmo’’.
Os sintomas geralmente são inchaço abdominal, gazes, cólicas, evacuação incompleta, esforço para evacuar e até irritabilidade. Alguns pacientes acabam recorrendo ao uso de laxante. Apesar do problema ser resolvido momentaneamente essa não seria a melhor escolha para solucionar a prisão de ventre. Os laxantes em sua maioria acabam provocando uma irritação ao intestino, causando cólicas e assim a pessoa expulsa as fezes sentindo fortes dores como relatado em muitos casos.
Adotar alguns cuidados é a melhor maneira de tratar ou amenizar um intestino irregular. Primeiramente vamos começar bebendo muuuiita água, mesmo sem sede. O corpo precisa estar hidratado para que as fezes não fiquem ressecadas. Do contraio, o corpo vai reabsorver a água que está parada no intestino e todas as toxinas que deveriam ser expelidas irão retornar para o organismo e o bolo fecal petrificado.
As fibras serão suas grandes amigas. Comer bastantes frutas, verduras e legumes irão ajudar bastante nesse processo. Podemos adicionar as farinhas e os grãos integrais. Aveia, amaranto, quinoa, linhaça, pipsyllium e muitas outras que você encontra nos mercados.
Gente parada é igual intestino parado. A atividade física auxilia nos movimentos peristálticos, fazendo com que o trânsito intestinal fique melhor. Então, mexa-se.
Se tem algo que posso afirmar sobre o seu intestino é que nele vivem muitas bactérias. Eu disse muitas! As boas e as ruins. O problema é quando elas estão em desequilíbrio e as ruins estão em número maior. Então tomamos o tal dos lactobacilos para ajustar esse desequilíbrio. Eles podem ser encontrados nos produtos lácteos fermentados vendido no mercado ou feito através de suplementação prescrita pelo seu médico ou nutricionista.
Por último, se tudo isso não resolver, está na hora da gente buscar um diagnóstico mais detalhado. Alguns exames poderão ter a necessidade de ser realizados. Exames sanguíneos, de intolerância alimentar ou até mesmo exames de imagem.
A longo prazo, a constipação intestinal pode ocasionar baixa absorção de nutrientes e o esforço realizado para conseguir evacuar pode gerar lesões no reto. Complicando ainda mais a situação do organismo.
Se você sofre com esse problema, fica horas no banheiro para conseguir evacuar e quando consegue não tem a sensação de esvaziamento completo, procure um profissional para te ajudar.

Até a próxima!

Contatos: 

IG Nutri Ludmila Candeco

Cel/Whats: 022 99906 0938

E-mail:

ludmilacandeco.nutricionista@hotmail.com

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.