Tem chá para tudo, não é mesmo? Eu duvido você não ter escutado de alguém que tal chá faz bem para tal coisa. E muito provavelmente a pessoa tinha deveria ter razão. A lista de ervas, raízes, cascas e floresrepletos de fotoquímicos e compostos bioativos que trazem benefícios ao nosso corpo parece não ter fim. De uma simples dor de cabeça, a redução de colesterol, desintoxicação do fígado, para ajudar a emagrecer e até aquela infusão para ajudar a dormir melhor e por ai vai... Isso é assunto para um livro.Mas afinal, como usufruir de todas essas maravilhas que a natureza nos presenteou? Vamos começar falando que não porque é natural que pode ser ingerido de maneira livre e despreocupante. Chás podem ser medicamentos naturais, mas assim como todo medicamento, tem a sua indicação de consumo e para algumas pessoas dependendo do tipo de chá existe a contraindicação. Ou seja, não é para todo mundo.
Na minha pratica clinica faço indicação de chás com frequência apesar de ser um habito pouco comum da maioria dos brasileiros, grande parte prefere o café. Mas incluir chás quentes ou gelados na tua rotina é algo que eu tenho certeza que você não irá se arrepender.
Podendo ser feito de duas maneiras: A INFUSÃO: esquenta a água, desliga o fogo e depois coloca a erva ou a flor por uns 10 minutos ou a DECOCÇÃO: ferve a água por 10 minutos junto com a raiz ou a casca.
O melhor horário para tomar chás é durante o intervalo das refeições. Preferencialmente sendo tomado sozinho de 2 a 3 vezes por dia.
Segue abaixo uma pequena lista de indicação para alguns chás.
- Para retenção de líquidos: Hibisco, cavalinha, chá verde e chá de dente de leão.
- Para infecção urinaria: Equinacea, chá de alho e chá de aroeira.
- Para TPM: Chá de amora.
- Para sono e ansiedade: Cúrcuma,lavanda, melissa, camomila, maracujá emulungu.
- Distensão abdominal: Erva-doce, hortelã e gengibre.
Uma boa ideia é fazer o blend dos chás, ou seja, misturar de duas a três itens para fazer a bebida. Não indico o consumo de chás com muitos compostos, como por exemplo chá 30, 40, 50 ervas... Alguns podem conter itens nocivos ao organismo.
Uma pergunta frequente: Nutri, posso fazer chá de saquinho? Até pode, porém algumas marcas populares tem o seu efeito muito pequeno. Pois a quantidade do benefício é muito reduzida. Aconselho que você compre as tuas ervas e cuide bem delas, pois ervas podem adquirir fungos.
Agora é desfrutar do poder dessa bebida milenar, utilizada por muitos povos no tratamento e prevenção de doenças.
Bom hora do chá para você!
Contatos:
IG Nutri Ludmila Candeco
Cel/Whats: 022 99906 0938
Comentar