Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

qui, 02/05/2024 - 11:04 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
imagem web

Tão importante quanto o que comer é como comer. A atenção plena nos ajuda a ter melhor percepção dos sinais da fome e a sair do “piloto automático”, permitindo realizar escolhas e experiências alimentares mais conscientes.
O Mindful Eating é uma prática que promove a atenção plena ao comer e consciência do momento presente durante as refeições, ele é baseado na prática de meditação budistas Mindfulness que posiciona o indivíduo como observador não crítico de seus comportamentos e emoções.
A atenção plena começa antes mesmo de se alimentar ao se questionar por que está comendo, está com fome real ou está comendo porque os outros estão comendo, ou para suprir um vazio emocional ou para aliviar alguma emoção?
Se conectar com a comida, eliminar as distrações e a auto-observação são extremamente importantes, por isso, analisar como está realizando as refeições se faz necessário, algumas perguntas que podem ajudar a entender sua atual relação com o ato de comer: Come muito rápido ou em pé? Mastiga os alimentos adequadamente?  Percebe o sabor e a textura do que está comendo?  Come olhando para a tela da televisão ou celular? Os seus sinais de fome e saciedade são aguçados? Geralmente é um momento tranquilo ou caótico?
Se comer com atenção plena parece muito difícil para sua realidade comece observando as motivações que te levam a comer para distinguir se é fome real ou fome emocional, reserve um lugar calmo e longe das telas para comer, preste atenção no aroma, na textura e sabores e observe as suas sensações. O importante é começar e sair do piloto automático.

A auto-observação nos faz refletir quais são os pontos que precisam da nossa atenção para serem melhorados, escutar e perceber os sinais e sensações do nosso corpo é fundamental para construção da saúde integral. O comer intuitivo é uma abordagem da nutrição comportamental que vem crescendo a cada dia, ele também promove a escuta interna dos sinais de fome e saciedade e ajuda a melhorar a relação com a comida. Os princípios do comer intuitivo são:
 

A forma como nos alimentamos e enxergamos os alimentos reflete diretamente em nossa saúde, a atenção plena e o comer intuitivo são práticas que buscam restabelecer nossa relação saudável com a comida. Adote um hábito por vez e sinta a transformação acontecer.

Instagram: @nutri.veridianasass
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora