Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Praticar atividade física melhora o desempenho nos estudos

Praticar atividade física melhora o desempenho nos estudos

qui, 12/03/2020 - 12:34 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo Essencial Fit
atividades física

Estudar, estudar, dormir tarde, acordar cedo, ir para a escola, voltar pra casa, comer rápido, estudar mais um pouco, voltar para o cursinho. Essa é a rotina de quem se prepara para fazer uma prova importante, um vestibular, um concurso público ou para prestar o Enem. Qualquer minuto precisa ser aproveitado!
Seria esse o raciocínio correto de quem está se preparando para um grande teste? Pesquisadores e professores garantem que não. É essencial reservar um tempo para a atividade física.

mulher pulando cordaUm grupo de cientistas dos Estados Unidos, liderado por Charles Hillman, da Universidade de Illinois, acompanhou, durante um ano, um grupo de crianças que faziam atividades físicas após a escola. Os pesquisadores perceberam que o controle de tarefas executivas melhorou nesse período, os alunos se distraíram menos durante as aulas, passaram a conseguir fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo e melhoraram a habilidade de armazenar informações. Resultado também encontrado pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. O estudo mostrou que exercícios aeróbicos, quando praticados com regularidade, aumentam o tamanho do hipocampo, que é a área do cérebro relacionada à memória e ao processo de aprendizagem.
Além disso, crianças e adolescentes que praticam esportes com frequência apresentaram uma performance escolar 20% superior à de alunos sedentários.
Um outro estudo realizado por especialistas da Faculdade Aliança, da Universidade Católica de Brasília, do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Estadual do Piauí mostra que a prática de atividades físicas nesse período é essencial para um bom desempenho nessa fase da vida. Pesquisadores avaliaram o nível de estresse de 141 adolescentes na faixa etária de 17 a 18 anos, de ambos os sexos, matriculados no 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular em Teresina.

pessoa fazendo calisteniaO estudo chegou à conclusão que um programa de exercícios físicos combinados (alongamentos, aeróbios e resistidos), durante dez semanas, com frequência de duas sessões de 60 minutos, executados em intensidade moderada, foi capaz de reduzir os níveis de estresse da amostra de estudantes que estavam em fase de preparação para os exames de admissão das universidades.
A prática de atividade física é considerada uma das medidas não medicamentosas mais eficazes para a saúde mental, ajudando no combate da ansiedade e da depressão.
E não é só a mente que se beneficia com os exercícios. Eles também são responsáveis por melhorar a capacidade cardiorrespiratória, as funções cognitivas (memória, atenção e raciocínio) e a qualidade do sono, fatores importantes que otimizam a capacidade de aprendizagem de crianças e adolescentes na escola. “Estar dormindo é um período privilegiado para a consolidação de memória, porque permite a reativação de conexões neuronais”, afirma um artigo científico publicado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência.

 

Se seu desejo é usar os exercícios para melhorar seu desempenho nos estudos, veja a seguir algumas dicas que preparamos exclusivamente para você:

  • Mesmo que a rotina de estudos esteja intensa, organize seu tempo de modo que você possa se exercitar ao menos três vezes por semana;
  • Opte por atividades prazerosas para você, afinal, o exercício não deve ser visto como obrigação;
  • Escolha exercícios moderados nas épocas de muita exigência nos estudos! A sobrecarga não faz bem ao seu rendimento intelectual;
  • Esportes coletivos, aulas de dança e atividades ao ar livre são ótimas pedidas para quem deseja dar um gás no desempenho dos estudos.

 

Por Rafael Kohler

Professor de Educação Física

Rafael

Contatos:

 IG Essencial Fit

Email: atendimento@essencialfit.com.br

Tel: 22 2142 4729

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.