Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » O que é o sedentarismo e porque ele faz mal à saúde

O que é o sedentarismo e porque ele faz mal à saúde

qui, 18/06/2020 - 14:33 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Imagem web
Estima-se que o risco de infarto seja 54% maior em pessoas sedentárias, assim como o derrame cerebral, que tem 50% a mais de chance de acontecer nesses indivíduos.

Quanta atividade física você tem feito no seu dia a dia? O sedentarismo está presente na vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, ainda mais atualmente, quando as principais atividades de entretenimento estão relacionadas a dispositivos eletrônicos como: televisão, computadores e videogames.


O que é sedentarismo?

O sedentarismo é a falta ou redução de atividades físicas e esportivas, que resulta em um gasto calórico reduzido. O sedentarismo está relacionado à problemas de saúde de alto risco, como obesidade e doenças cardiovasculares e segundo a OMS é a 4ª maior causa de mortes no mundo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é um dos países mais sedentários do mundo e o mais sedentário da América Latina. Estima-se que 45,9% da população brasileira não pratique a quantidade suficiente de exercícios semanais, o que corresponde a cerca de 67 milhões de brasileiros.

Considera-se sedentária uma pessoa que gasta menos de 2.200 calorias durante uma semana. O sedentarismo não se refere apenas à falta de práticas esportivas, mas também de atividades do dia a dia, como tarefas domésticas e caminhadas.
Isso significa que até mesmo as pequenas atividades como subir uma escada ou mexer com plantas no jardim são importantes para a saúde do corpo e ao adequado funcionamento do organismo.

sendentarismo

Sedentarismo e suas consequências

O sedentarismo é um problema de saúde pública, pois é fator de risco para inúmeras doenças como diabetes do tipo 2, hipertensão e alguns tipos de câncer. O sedentarismo é um fator de risco para doenças cardiovasculares, que são uma das maiores causas de doenças no mundo.

Estima-se que o risco de infarto seja 54% maior em pessoas sedentárias, assim como o derrame cerebral, que tem 50% a mais de chance de acontecer nesses indivíduos.
A falta de exercícios também pode provocar dor nas articulações, falta de força muscular, perda de flexibilidade, aumento do nível de gordura e obesidade. O sedentarismo associado à uma alimentação inadequada - rica em açúcares e gorduras e pobre em nutrientes - é a principal causa da obesidade, que também é fator de risco para muitas outras doenças.


Sedentarismo na infância e adolescência

A falta de exercícios físicos nessas fases da vida é preocupante, pois as patologias adquiridas nesses estágios, podem acompanhar o indivíduo pelo resto de sua vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, entre os 6 e os 17 anos de idade é fundamental que se pratique 300 minutos de exercícios semanais. Isso significa cerca de uma hora de atividades diárias, cinco dias na semana.

Benefícios da prática de exercícios físicos
Praticar exercícios físicos prolonga e oferece maior qualidade de vida para as pessoas. Além dos benefícios para o corpo, exercitar-se faz bem para a mente, pois reduz o estresse e libera endorfina.

sedentarismo

Veja outros benefícios das atividades físicas:

  • Melhoria da qualidade do sono;
  • Condicionamento físico e controle do peso;
  • Redução da gordura corporal e aumento da massa magra;
  • Melhoria do funcionamento do organismo;
  • Redução do colesterol e triglicerídeos;
  • Aumento da força e da flexibilidade;
  • Prevenção de Alzheimer e Parkinson;
  • Sensação de bem-estar.

Até a proxima!

Rafael Kohler

RAfaelContatos:

 IG Essencial Fit

Email: atendimento@essencialfit.com.br

Tel: 22 2142 4729

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.