Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Novembro Azul

Novembro Azul

qui, 10/11/2022 - 09:24 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Imagem web

As estimativas apontam cerca de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil. Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata, entre eles: idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade, já que homens com peso corporal elevado tem maior risco de desenvolver câncer de próstata.
Não existe dúvida de que o esporte ou mesmo qualquer atividade física, quando praticados com regularidade, mostram diminuição sensível no surgimento de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata, estão: ter uma alimentação saudável; manter peso corporal adequado; praticar, no mínimo, 30 minutos de atividade física diáriamente, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado, contribuindo, assim, para a prevenção do câncer.
Uma pesquisa realizada pelo departamento de epidemiologia da Harvard School of Public Health e também do Channing Laboratory at Brigham and Women’s Hospital, observou que homens com câncer de próstata deveriam realizar atividades físicas para a saúde como um todo, mesmo que sejam 15 minutos diários de caminhada, corrida ou ciclismo. Atividades vigorosas podem ser especialmente benéficas para o câncer de próstata, assim como para a saúde em geral, com a frequência de três ou mais horas semanais.

O exercício aeróbico (como caminhada rápida, dança, natação e corrida) faz com que seu gasto calórico aumente durante e por algumas horas após o treino. Ao fazer exercícios aeróbicos, seu corpo queima calorias, aumenta os níveis naturais de antioxidantes do corpo e elimina moléculas inflamatórias que causam câncer.
Ao mesmo tempo, cabe lembrar que a prática de atividades evita o sobrepeso, que é um dos principais fatores de risco para o câncer.

Sendo assim, podemos concluir que hábitos saudáveis são a melhor forma de combater e aumentar o tempo de sobrevida após um diagnostico de câncer de próstata. A prática regular de exercícios físicos de forma bem planejada e realizados com regularidade através de orientação de profissionais qualificados aumentam a longevidade, melhoram o nível de energia, a disposição e a saúde de um modo geral.

Contatos:
IG Essencial Fit
Email: atendimento@essencialfit.com.br
Tel: 22 2142 4729

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora