Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Musculação X Emagrecimento

Musculação X Emagrecimento

sex, 26/08/2016 - 15:08 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo Pessoal
fernanda grosso treina em academia

Chega de efeito sanfona. Se você deseja ter resultados definitivos, precisa ler a matéria deste mês e descobrir, como a musculação pode te ajudar a emagrecer de uma vez por todas!

 

Afinal, qual é o melhor exercício para emagrecer?

 

Primeiramente, você deve entender que emagrecimento é a diminuição do percentual de gordura. Esqueça um pouco o número da balança! Nem sempre a diminuição do número na balança significa que você está emagrecendo! Por isso, a necessidade de você fazer avaliações físicas regularmente e ter o acompanhamento de profissionais da área. antes e depois da personal Fernanda

 

Quando se pensa em emagrecimento, tendemos a associar a necessidade de fazer muitos exercícios aeróbicos, como corrida, bike, etc.. (não está errado) e de fato, podem ter uma queima calórica interessante para aquele dia e àquela hora. Entretanto, gostaria de fazer vocês refletirem sobre outro ponto importante. A TMB (taxa metabólica basal).

 

 Existe um estudo muito interessante do Kraemer, um dos maiores pesquisadores nessa área de treinamento de força, que faz a seguinte comparação em 12 semanas.

 

Grupo 1 – Só fez dieta – emagreceu - (69% do peso perdido em gordura)

Grupo 2 – Exercício aeróbio + dieta – emagreceu (78% do peso perdido em gordura)

Grupo 3 - Treino de força + dieta – emagreceu - (97% do peso perdido em gordura)

 

fernanda grosso fazendo musculação  Do peso perdido, o grupo que fez musculação perdeu 97% em gordura, contra 78% para exercícios aeróbios + dieta e 69% para dieta somente, sendo que este último perdeu uma quantidade significativa de massa magra (KRAEMER ET; al, 1999)

 

Entenda bem!

 

A diminuição da massa magra acarreta numa diminuição do seu metabolismo, ou seja, na sua TMB (taxa metabólica basal) - o que você queima de calorias por dia para sobreviver.

Então gente, você quer emagrecer? Definitivamente? fernanda treinando musculação

 

Preocupe-se em aumentar a sua TMB, pelo menos manter a sua massa magra. Dependendo do caso, até aumentá-la, pois só assim você terá um resultado definitivo.

 

Falando um pouco sobre o meu caso, eu sempre tive dificuldade para emagrecer, desde adolescente comecei a fazer muitas atividades aeróbicas (natação, aulas de ginástica enfim), tentei todas as dietas da moda, porém sem a orientação de um profissional capacitado que me direcionasse da forma correta. Eu sempre me frustrava a cada dieta mal sucedida e fazia cada vez mais exercício, esperando que assim eu pudesse compensar a alimentação não tão regrada através das horas gastas na academia e muito suor derramado todos os dias. O fato é que só durante a minha graduação e através do conhecimento descobri os benefícios da musculação e fui me apaixonando cada dia mais por este tema, foi realmente um divisor de águas na minha evolução física e mudou completamente a minha visão de composição de treinos em direção ao objetivo.

 

Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o % de gordura, e os benefícios não se resumem a diminuição do tecido adiposo. Os benefícios obtidos do treinamento com pesos serão mais duradouros devido a manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso que esta diretamente relacionado com a massa muscular.

 

Cada caso deve ser estudado individualmente para equilibrar as sessões de musculação e aeróbio de acordo com o biotipo e objetivo de cada pessoa, bem como a adequação da dieta pelo nutricionista que deve trocar informações periódicas com o profissional de educação física ou treinador pessoal do aluno.

 

Espero que a reflexão traga mudanças na rotina e resultados mais efetivos para todos!! Bons treinos e boas escolhas!

 

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
4 + 13 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.