Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Endorfina e seus benefícios

Endorfina e seus benefícios

qui, 22/09/2022 - 17:38 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Imagem web

A endorfina é um nome bastante falado entre muitos profissionais da saúde, bem como educadores físicos, nutricionistas, entre outros. Será que você já ouviu falar ou sabe qual é a importância dela para o nosso corpo?
Conhecida como hormônio do prazer, tem como principal característica a capacidade de desencadear sensações agradáveis, de felicidade e de alegria. Ela é naturalmente gerada pelo organismo humano, mas existem algumas estratégias que promovem sua maior produção, senda a atividade física uma delas. Também liberamos endorfinas quando rimos, nos apaixonamos, temos relações sexuais e até quando comemos uma refeição deliciosa.Por que tanto se fala de endorfina nos treinos?
Quem pratica exercícios regularmente garante a produção contínua da substância. Não por acaso, muitas pessoas se sentem verdadeiramente viciadas na prática de esportes. E essa sensação é causada justamente pelos efeitos positivos da endorfina.
Tanto uma corrida por vários quilômetros quanto uma sessão de ioga proporcionam o mesmo sentimento de bem-estar. Porém, a substância é liberada pelo cérebro durante a atividade física e se mantém no organismo por um período limitado. Por essa razão, a frequência dos treinos é fundamental para manter a endorfina em alta.
Benefícios da endorfina
Controla a ansiedade e melhora o humor: A ansiedade também pode ser controlada pela endorfina liberada pelo nosso cérebro, já que esse neurotransmissor aumenta a felicidade e melhora o humor.
Eleva a autoestima: A sensação de bem-estar e prazer desencadeada pela endorfina também ajuda a aumentar a autoestima e a autoconfiança.
Diminui a sensação de dor: A endorfina contém a ação analgésica, muito parecida com medicamentos usados para tratar a dor.
Melhora a memória e a atenção: Quando essa substância é liberada, ajuda a aumentar a sensação de prazer e bem-estar, o que gera ainda mais atenção a inúmeros estímulos externos, sem que haja problemas com a falta de concentração e/ou esquecimento repentino.
Fortalece o sistema imune: Quando a endorfina é liberada acompanhado de outros hormônios, como o cortisol, ajuda a reduzir o estado de tensão, a irritabilidade e o estresse emocional, contribuindo para o fortalecimento do sistema imune.
Além destes benefícios, a endorfina ajuda a relaxar o organismo; ajuda a retardar o envelhecimento; fortalece os músculos; ajuda a regular o sistema digestório; aumenta a libido; ajuda na queima de calorias, entre outros.Praticar ou não atividade física?
A resposta é simples: sim! Essa é uma das melhores maneiras de garantir a liberação de endorfinas pelo seu organismo.
Pensando nisso, que tal começar alguma atividade física que seja benéfica para o seu corpo e que te ajude a estimular a produção de endorfina? Andar de bicicleta, caminhar, nadar ou praticar qualquer modalidade de luta são excelentes opções para o seu dia a dia.
Agora que você já conhece mais sobre o assunto, que tal liberar essa endorfina? Exercite-se e mantenha-se saudável!

Contatos:
IG Essencial Fit
Email: atendimento@essencialfit.com.br
Tel: 22 2142 4729

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora