Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Diferenças entre o treinamento sem máquina e musculação

Diferenças entre o treinamento sem máquina e musculação

qui, 16/06/2022 - 11:38 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo

Treinamento sem máquinas

 treino sem máquinas é um treino que se baseia nos padrões de movimentos naturais do ser humano. Além de trabalhar a força, ganho de massa muscular, ele também promove o aumento da resistência e da flexibilidade. Nesse treinamento, não são utilizadas as máquinas, e, sim, acessórios, como halteres, anilhas, barras, Kettlebell, elásticos e bolas.

Musculação

A musculação é a principal atividade nas academias para preparação física,é um treino realizado utilizando máquinas que são desenvolvidas especialmente para trabalhar as diferentes musculaturas do corpo. É uma modalidade de treinamento físico que tem como objetivo o aumento da hipertrofia muscular, ganho de força e potência.

Trabalho da musculatura isolada e completa

Apesar de ambos trabalharem a força, uma das principais diferenças entre eles é que a musculação exercita a musculatura de forma isolada, enquanto que, no treino sem máquinas, o exercício trabalha o corpo de forma mais completa. Ao realizar um Leg Press na máquina, por exemplo, há uma ativação somente da articulação do joelho e dos músculos que fazem parte dela.
Nos treinos sem máquinas, ao realizar um agachamento com a barra livre, temos envolvidas três articulações: dos joelhos, do quadril e do tornozelo. Nesse caso, musculaturas de todo o corpo são envolvidas durante o agachamento, inclusive partes auxiliares, como o abdômen e a lombar.Movimento guiado e consciência corporal

Outra grande diferença é com relação ao movimento. Na musculação, o exercício é feito de forma guiada. Ou seja, a máquina não permite que o movimento seja feito de forma errada, pois as roldanas e sua mecânica limitam essa possibilidade.
No treino sem máquinas, não há essa limitação. Por isso, é necessário ter uma grande consciência corporal para realizar o movimento de uma forma correta, sem prejudicar articulações e musculaturas.

Hipertrofia

A musculação é a melhor opção para quem busca hipertrofia muscular. Devido à sua ação de isolar as musculaturas em cada movimento, fica muito mais fácil aumentar a força, especificamente naquele músculo. Já o treino sem máquinas, além de trabalhar a força de uma forma mais distribuída, tem um aumento de carga mais gradativo, uma vez que depende de uma série de capacidades motoras.Treino dos grupos musculares e dos movimentos

Na musculação, cada sessão é planejada pensando na musculatura ou nos grupos musculares a serem trabalhados. O treino sem máquinas não leva em consideração as musculaturas, mas, sim, as articulações e os chamados padrões de movimento que um corpo pode executar.
Trouxemos diversas características do treino sem máquinas e da musculação, bem como seus benefícios e o que diferencia as duas práticas. Isso não quer dizer que uma seja melhor que a outra, mas que elas têm propósitos diferentes. Muitas pessoas, inclusive, costumam mesclar as duas modalidades.

Contatos:

IG Essencial Fit

Email: atendimento@essencialfit.com.br

Tel: 22 2142 4729

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora