Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Atividade Física pode atuar na prevenção do câncer de próstata

Atividade Física pode atuar na prevenção do câncer de próstata

qui, 19/11/2020 - 07:46 -- Rafael Köhler
Categoria: 
Créditos: 
Rafael Kholer
A atividade física é um dos hábitos de vida mais importante para ter uma vida longa e saudável.

O Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003 e se expandiu mundialmente, chegando ao Brasil em 2008. Sendo o dia 17 de novembro considerado o dia mundial de combate ao câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e o sexto mais comum no mundo, representando cerca de 10% do total de cânceres. A estimativa para 2020 é de 65.840 casos no Brasil.
Assim, o Novembro Azul é uma forma de chamar atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.

Atividade física e prevenção.

A atividade física e o câncer de próstata estão relacionados quando se trata de prevenção, ela é uma das melhores opções para prevenir diversas doenças e é um dos hábitos de vida mais importante para ter uma vida longa e saudável.
A atividade física tem um efeito benéfico sobre o risco de câncer, provavelmente por meio de múltiplos mecanismos, tais como reduções dos níveis circulantes de estrogênio, da resistência à insulina e da inflamação, todos eles ligados ao desenvolvimento de câncer em vários locais anatômicos quando aumentados.
A atividade física também reduz a gordura corporal, em particular a gordura visceral, e, portanto, pode ter um impacto adicional indireto.
A atividade física tem demonstrado ter efeitos imunomoduladores, aumentando a imunidade e promovendo a vigilância do câncer.  Estudos também mostraram que o exercício aeróbico pode diminuir o estresse oxidativo e melhorar os mecanismos de reparo do DNA, diminuindo a carcinogênese.

Atividade física e pacientes com câncer de próstata ou pós-cirúrgicos.

Estudos que vem sendo desenvolvidos desde os anos 90 atestam que o exercício físico é uma ferramenta de intervenção terapêutica no câncer, mesmo que sejam 15 minutos diários de caminhada, corrida ou ciclismo, por isso, a atividade física e o câncer de próstata devem relacionar-se de maneira segura, sem comprometer ainda mais a saúde do paciente.
Além disso, pacientes que praticam exercícios antes de uma cirurgia oncológica tem uma melhor qualidade de vida pós-operatória reduzindo as complicações pós-cirúrgicas e o tempo de internação hospitalar.
A realização de exercícios regular com controle do esforço e tempo adaptados a condição física do indivíduo com câncer aumenta sua sobrevida.

 

Confira alguns dos benefícios da prática regular de exercícios durante o tratamento de pessoas com câncer:
   • Melhora a autoestima;
   • Diminui o risco desenvolver depressão;
   • Oferece maior resistência a metástases;
   • Aumenta a eficácia do sistema imunológico;
   • Diminui as náuseas;
   • Evita a fadiga;
   • Ajuda a controlar o peso;

Não existem estudos que digam que um tipo de exercício físico é melhor que outro, ou que uma modalidade de prática corporal é ideal na prevenção do câncer de próstata. Estas avaliações são individuais e devem ser feitas por um profissional qualificado, levando em consideração as características de cada pessoa, gênero, idade, peso, altura, doenças prévias etc. O interessante é adaptar a modalidade ou os exercícios para cada praticante, e é importante que essa modalidade ajude na resistência, força muscular, mobilidade e flexibilidade, mantendo o indivíduo capaz de realizar as coisas que quer e precisa fazer ao longo da vida. O mais importante é a constância ou a continuidade nos exercícios físicos e dos bons hábitos de vida.

Até a próxima!

Rafale Kholer

Contatos:

 IG Essencial Fit

Email: atendimento@essencialfit.com.br

Tel: 22 2142 4729

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
6 + 5 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.