Marca da revista Divercidades
Search
Close this search box.

Siga-nos: 

A síndrome causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre, durante o ciclo menstrual, pode ser reduzida através de esportes e dieta.
A síndrome causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre, durante o ciclo menstrual, pode ser reduzida através de esportes e dieta.

Atividade física ajuda a combater os sintomas da TPM

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que abordar um tema que está bem ligado ao universo feminino: a TPM. Essas três letras transformam as mulheres numa pilha de nervos e deixam os homens temerosos. A tensão pré-menstrual, síndrome que atinge a maioria das mulheres, é causada pela variação hormonal que o corpo feminino sofre durante o ciclo menstrual, que pode produzir alterações físicas e psicológicas. Mas você sabe o que pode amenizar esses sintomas? Praticar exercícios e atividades físicas regularmente.
Muitas mulheres sofrem com a famosa TPM (Tensão Pré-Menstrual). Segundo o Ministério da Saúde, a TPM atinge cerca de 80% das mulheres brasileiras. Cólica, inchaço, ansiedade, tensão, irritabilidade, dificuldade para dormir, alterações de humor são alguns dos sintomas.
A TPM não é frescura! E para amenizar os sintomas que aparecem nesse período, uma das dicas é fazer atividade física.

  • Melhora a circulação sanguínea e a drenagem linfática, reduzindo retenção de líquido;
  • Facilita o trânsito intestinal favorecendo o hábito intestinal regular;
  • Reduz cólicas ao melhorar a circulação sanguínea para o útero;
  • Ameniza dores de cabeça;
  • Melhora a qualidade do sono e com isso a capacidade de concentração e raciocínio;
  • Libera endorfinas que são potentes na melhora do humor e combatem tristeza, ansiedade, irritabilidade;
  • Ajuda do controle do peso, e com isso no bom funcionamento ovariano para a produção hormonal.
Os exercícios físicos, além de melhorarem o desconforto abdominal, elevam a autoestima e tiram aquela irritação a mais que vem todo mês
Os exercícios físicos, além de melhorarem o desconforto abdominal, elevam a autoestima e tiram aquela irritação a mais que vem todo mês. (Imagem do Google)

Mesmo com todos os hábitos saudáveis, porém, não é incomum ficar mais cansada, desanimada e com cólica durante algum período do seu ciclo menstrual: isso acontece com a maioria das mulheres nesse período. Tudo isso ocorre por dois hormônios sexuais femininos: o estrogênio e a progesterona, que são os controladores do nosso ciclo menstrual e variam suas concentrações no organismo durante o mês.
No início do ciclo (quando a mulher está menstruando), os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogênio é baixa, ocasionando fadiga, irritabilidade,dores de cabeça, retenção de líquido e outros sintomas. O período pós-menstruação é aquele em que o estrogênio atinge seu pico, e constitui a época em que a gente costuma ter mais resistência e sentir mais ânimo.

A recomendação é que todas façam uma dieta adequada, consumindo alimentos ricos em cálcio e magnésio, deem preferência a frutas e evitem gordura, sal, açúcar e cafeína.
A recomendação é que todas façam uma dieta adequada, consumindo alimentos ricos em cálcio e magnésio, deem preferência a frutas e evitem gordura, sal, açúcar e cafeína.

Durante a TPM, embora não exista nenhuma restrição quanto à modalidade, a dica é optar pelos exercícios físicos que sejam mais confortáveis e evitar atividades de maior impacto, visto que o corpo fica mais dolorido nesse período. Mas reforçando: “é uma sugestão para evitar o desconforto, não uma regra.”
O mais importante, procure a atividade que lhe proporciona mais prazer, é fundamental que você goste da sua atividade física e que ela não seja uma obrigação e sim um meio transformador para sua saúde.

Rafael é Professor de Educação Física, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Atividade Física Adaptada e Saúde. Reabilitação cardíaca pelo INCOR.Instagram:@essencialfit
Rafael é Professor de Educação Física, Pós-graduado em Fisiologia do Exercício, Atividade Física Adaptada e Saúde. Reabilitação cardíaca pelo INCOR.
Instagram:@essencialfit
Compartilhe :
WhatsApp
Email
Facebook