
A Casa Cor em especial é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. No Brasil, a mostra se estabelece nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, além das cidades de Brasília, Balneário Camboriú, Itapema e Ribeirão Preto. Nas Américas, passa por Peru, Bolívia, Paraguai e Miami.
Assim como na moda existem os Fashion Weeks, as feiras de arquitetura trazem sempre as tendências e as novidades do mercado. Como elas acontecem periodicamente, o desafio é se reinventarem, trazerem frescor para os espaços. Esse é um dos motivos de contarem com profissionais renomados e de grande importância no cenário da arquitetura.O tema tratado por todos os experts esse ano é “Infinito Particular”, o infinito de cada um de nós, e quem abre a Mostra é o Rio de Janeiro. Esta é a 31ª edição da Casa Cor Rio e a primeira a repetir o endereço. O Palacete Brando Barbosa, no Jardim Botânico, construção de 1860, veio abrilhantar e trazer um peso histórico com sua edificação tombada. O palacete era a sede de uma fazenda de café e, em meados de 1950, Jorge Brando Barbosa a comprou para presentear sua esposa e nesse espaço colocar sua coleção de arte sacra. Uma área de 12.000 m² inserida na Mata Atlântica, aos pés de Cristo Redentor, com uma arquitetura de tirar o fôlego!
Uma das características da Casa Cor Rio é trazer simplicidade na sofisticação que, comparada a outras mostras que já fui, é uma essência que só o Rio de Janeiro possui. E ademais, trabalhar uma arquitetura contemporânea com ares de passado não é para qualquer um! O especial dessa mostra é que trouxeram para o andar térreo um Instituto Cultural, respeitando a vontade da família Brando Barbosa, e para a parte superior uma hospedaria para receber diversos artistas. Espaços pensados para serem vividos e experimentados. A curadoria de obras de arte está impecável, os nomes vão de Geleia da Rocinha a Antônio Miranda.
Os profissionais conseguem uma harmonia nos espaços e não se prendem totalmente a tendência, é uma arquitetura própria do Rio que se apresenta. O diálogo proposto, mantendo o piano original da casa, os lustres de Bacarrat dentre outros elementos que marcaram uma época junto a atualidade é muito especial e lindo de ver! Sem falar no verde da mata atlântica que invade os espaços se apresentando de várias formas e tons.
Quem estiver passando pelo Rio, não perca a oportunidade de visitar a Casa Cor, que está aberta ao público até o dia 26 de junho de 2022, de terça a sexta-feira, das 12h às 21h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. O endereço é Rua Lopes, Quintas, 497 – Jardim Botânico, Instituto Brando Barbosa.
E- mail : contato@liviamelo.com
Site: www.liviamelo.com
Instagram: @liviameloarquitetura
Fontes:
Leia mais em: Casa Cor Rio 2022 (sobre a mostra)
Casa Cor Rio 2022 (sobre cores)
Casa Cor 2022 (sobre roteiro das artes)
Confira um pouco mais...
Comentar