Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Casa Show » O que tem por trás da escolha de um terreno?

O que tem por trás da escolha de um terreno?

qui, 22/12/2022 - 18:22 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Imagem web
compra de terreno em Macaé

A realização da tão sonhada edificação, vai além de um projeto de excelência, depende também da escolha ideal do terreno.
Isso implica em estar atento a diversos aspectos, e a busca de um profissional capacitado para uma orientação correta é o melhor caminho. Seguem pontos que precisam ser observados.

1 - É de extrema importância verificar o zoneamento da cidade. O zoneamento nada mais é que a lei que determina o tipo de uso para o solo e divide a cidade em diversas áreas, determinando qual tipologia de construção pode ter naquele local, comercial, residencial, industrial, porcentagem de uso do terreno que pode ser ocupado, gabarito (altura da construção), se precisa de afastamento dentre outros aspectos. No caso de ocupação comercial em especial, estar localizado dentro do determinado pela lei, implica na liberação do alvará de funcionamento por exemplo já no residencial, na certidão de habite-se. Não inicie a compra de um lote, ou edificação, sem antes saber o uso e fazer essa consulta. Essa lei é encontrada nos sites das prefeituras em geral e cada Município tem o seu zoneamento específico.compra de terreno em Macaé

2 - Topografia (desnível do terreno)
O terreno pode ser plano, em aclive (o fundo do terreno se encontra mais alto) ou declive (o fundo do terreno se encontra mais baixo.compra de terreno em Macaé

Quando o terreno apresenta desnível, é importante que a arquitetura aproveite ao máximo o traço natural do terreno, evitando grandes cortes ou aterros, que acarretam diretamente no aumento do custo final da obra.
Se você pensa em casa térrea, o terreno plano é a opção. Porém tenham em mente que casa térrea demanda prever acessibilidade, como portas com dimensões mínimas de 80 cm nos cômodos e pelo menos um banheiro da casa com dimensões mais confortáveis para acesso de cadeira de roda ou banho caso necessário. Essas características irão valorizar seu imóvel.

3 - Entenda a posição do terreno em relação ao sol
Um bom projeto de arquitetura precisa levar em consideração a posição do sol para posicionamento dos cômodos de forma correta. Cuidado com aplicação de vidros em fachada que não sejam sul, para que não vire uma “estufa”.Prever uma sustentabilidade ao espaço construído sendo ela a diminuição de uso de ar condicionado usando o recurso da ventilação cruzada e de iluminação artificial, é possível.compra de terreno em MacaéObserve no entorno as construções vizinhas e façam essa análise a longo prazo, caso venham a construir próximo, as alturas que podem utilizar, se isso vai prejudicar de alguma forma a insolação e ventilação do seu lote, prejudicando a utilização do espaço.

4 - Observe o tipo de solo

Existe a possibilidade de observar o tipo de solo.Se tem pedras na superfície do terreno, se é um solo húmido próximo a algum curso d’água, e até mesmo caso exista vizinhos, pesquisar qual tipo de fundação que ele utilizou na construção. Isso ajuda a entender se será necessário mais ou menos investimento. Essas observações não definem uma realidade, o que definirá será o estudo do solo feito após a compra do imóvel, juntamente com a avaliação do engenheiro civil. Porém já pode dar um norte com relação a custo de fundação.
Atenção para lotes próximos a cursos d’água e vegetação nativa, existe legislação ambiental específica.

5 - Entenda a documentação
Antes de assinar qualquer documento, se certifique se existe alguma pendência na documentação do imóvel junto ao cartório de registro de imóveis. Caso a situação esteja regular, haverá uma tranquilidade a mais no momento de efetuar a compra. Não deixe de verificar também se existe algo contra os proprietários, que envolva o terreno a ser comprado e caso a compra seja feita de pessoa jurídica, é importante pedir a Certidão negativa de débitos (CDN) do INSS.
O carnê de IPTU, trás informações relevantes a serem verificadas também, tais como metragem do terreno, valor venal e Certidão Negativa de Débitos Municipais, que mostra se existe dívida junto ao Município referente ao terreno.

Após avaliar todos esses pontos, é importante ter clareza do que deseja edificar.Buscar um profissional que se identifique para iniciar a jornada de projeto. Lembre-se da importância de um bom projeto, pois ele trará uma realidade física e financeira para que tenha clareza sobre o que será feito.

E- mail : contato@liviamelo.com
Site: www.liviamelo.com
Instagram: @liviameloarquitetura

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora