Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Casa Show » A cor e suas possíveis formas de transformação

A cor e suas possíveis formas de transformação

qua, 19/10/2022 - 19:33 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares e arquivo

A pintura é uma das formas mais prática e econômica de se transformar um ambiente. Fique atento a essa dica. A escolha da cor ideal é o primeiro passo para o sucesso.
Mas como escolher a melhor cor? Tenha em mente que as cores se comunicam com o usuário, transmitem sentimentos, e assim, devem estar conectadas com a finalidade do espaço. O que você quer transmitir?

No caso de intervenções em paredes, existem técnicas como geométrica, monobloco, abstrata, degradê ou ombrê, ilustração, mural, estamparia entre outras, que fazem essa experiência única, personalizada e abre um leque bastante amplo para você escolher o que mais te atrai visualmente. No final da matéria colocarei alguns exemplos.

Agora vai uma ajuda para usar cor na decoração.
Para quem tem medo de não saber trabalhar as cores na decoração, existe uma regra do 60 – 30 – 10, que ajuda a usar as cores com equilíbrio. Essa regra foi publicada pelo www.apartmenttherapy.com e funciona assim:

  • 60% - Paredes, piso e volumes grandes;
  • 30% - Paredes de destaque, tapete e volumes médios;
  • 10% - Quadros, almofadas e acessórios.

Se torna mais fácil aplicar cor com essa regra. Há pouco tempo, estive em uma palestra do Maurício Arruda e ele abordou essa técnica. Com base nas porcentagens, ele comentou que quando tem um espaço todo branco, com um toque de cor apenas na almofada por exemplo, fugindo a proporção da regra, ela sempre vai estar trazendo um desconforto visual, sem que tenhamos o conhecimento do real motivo, que é a falta de proporção.

Vamos voltar a história? Trazer relatos de aproximação entre a arte e a arquitetura. A arquitetura modernista em especial, nos deixou de herança a arquitetura aliada à arte, um dos motivos de um período tão rico e de grande destaque mundial para o nosso país. Temos artistas como: Athos Bulcão, Cândido Portinari, dentre outros grandes nomes que marcaram a história e proporcionaram cor a arquitetura.Hoje, penso que  estamos tendo uma revalorização da arte, nos seus diversos âmbitos, como forma de expressão. O trabalho feito a mão, que traz personalidade e identidade única, voltou a ter destaque. Por acreditar nessa verdade, busco trazer em meus projetos esse olhar.

E- mail : contato@liviamelo.com

Site: www.liviamelo.com

Instagram: @liviameloarquitetura

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
7 + 11 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora