Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Casa Show » Como transformar um ambiente com o uso de cores?

Como transformar um ambiente com o uso de cores?

qui, 08/07/2021 - 22:24 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Imagem web
As cores transformam o ambiente e torna tudo muito mais alegre. A Casa Cor Rio 2021 trouxe muitas inspirações da natureza para explorar o tema. Foto:  André Nazareth/CASACOR

Não é segredo que o uso de cores trás alegria a casa, mas com tanta oferta no mercado surgem enumeras dúvidas sobre o assunto. Será que vai ficar bom? E se seu enjoar? Qual eu escolho?
Essa coluna vai se dedicar a trazer algumas orientações para que você possa usar a cor com mais segurança e até mesmo ousar um pouco mais na hora de escolher entre tantas opções.
As cores são inspirações da natureza e por isso tem tanta influência no nosso humor e emoções.

Psicologia das Cores

Cada cor ajuda a trazer uma atmosfera diferente para o seu ambiente, pense quais são as emoções que você quer despertar nas pessoas que usam esse lugar, como querem que se sintam?
Pense os ambientes separadamente, nos quartos é sempre bom ter um ambiente que favoreça a tranquilidade e o relaxamento, em ambientes de trabalho, use cores que favoreça a criatividade e produtividade.

Por exemplo:
Azuis: Essa tonalidade transmite calma e equilíbrio, e ajuda a aliviar a sensação de calor em épocas quentes.

Terrosos: Ligada ao otimismo e vivacidade, transmite energia e criatividade.

Verdes: Representa a vida, está ligada a esperança, saúde e bem-estar, transmite relaxamento e ajuda na concentração.

Cinzas: O queridinho dos últimos tempos é o rei da sobriedade, mas quando usado em excesso pode trazer monotonia ao ambiente.

Paleta de cores
Após escolher a cor base, aquela que será a protagonista no seu ambiente, tenha em mente que você precisará harmonizar com todo o resto, gosto muito de buscar paletas de fotos, momentos ou lugares que me marcaram.
Leve em consideração seu gosto pessoal e o poder que as cores tem de transformar seu ambiente. Alguns programas e aplicativos disponibilizam diversas paletas prontas para você usar.
Outra dica importante para escolher a paleta é pensar no estilo da decoração. Uma decoração mais minimalista, você deve escolher uma paleta mais clara ou sobrea. Se a ideia é algo mais moderno, pode abusar dos tons quentes.

Você não precisa escolher uma paleta única para toda a casa, fique livre e brinque com paletas diferentes para cada cômodo. Com tantas opções no mercado seria injusto dizer que você só pode escolher uma.

Ouse na pintura

Você já deve ter visto o uso de mais de uma cor no mesmo ambiente, seja em meia parede, em formas geométricas, dando destaque para algo.
Essa estratégia pode te ajudar a ter um ambiente inusitado, personalizado e sem gastar muito. Você pode por exemplo pintar a porta da mesma cor que a parede e até subir isso até o teto. Usar linhas de outra cor para aumentar ou reduzir o pé direito, disfarçar aquelas indesejáveis vigas.
Use também o degrade, é uma excelente pedida em quartos infantis, hall de entrada. Pintar os móveis também traz uma renovada ao ambiente, sem grandes mudanças. A pintura pode ser sua aliada para criar contrastes interessantes que vão deixar seu ambiente ainda mais única.

Até a próxima!

Contatos:

Instagram: Monique Ferraz Arquiteta

Site: Monique Ferraz

Tel: 21 97963 3314

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
14 + 1 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.