Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Carreira em Ação » Reavaliando sua carreira em 2017

Reavaliando sua carreira em 2017

sex, 15/12/2017 - 09:01 -- Chiara Lins
Categoria: 
homem olhando pra parede cheia de arquivos e fazendo planejamento de carreira

À medida que 2017 se encerra, surge uma boa oportunidade para a reflexão profissional. Comece a refletir fazendo algumas perguntas e respondendo honestamente. Quando eu digo "honestamente", quero dizer que você deve responder as perguntas deste artigo com respostas reais e não se sabotar e responder aquilo que você acha que outros querem ouvir.

Se você está feliz com seus resultados ou um pouco desapontado, tire este tempo para olhar para trás e isso vai te ajudar a olhar para frente de forma mais produtiva.  Utilize as perguntas para avaliar suas metas de carreira e seu fechamento de ano.

  1. Quais foram minhas metas e objetivos para este ano?
  2. O que estou orgulhoso de ter feito?
  3. Quais são as minhas realizações?
  4. Quais os desafios que enfrentei?
  5. Quais resultados eu queria que não obtive?
  6. O que eu farei de maneira diferente no próximo ano?
  7. Quais são as possibilidades?
  8. O caminho que estou trilhando é realmente o caminho certo?

Além de refletir sobre essas questões, vamos explorar três abordagens ao olhar para trás:

  • Autorresponsabilidade

Todos nós podemos melhorar de muitas maneiras, mas se sentir culpado o tempo todo não é saudável. Observe se você não está sendo muito duro consigo mesmo. Às vezes, ficamos tão envolvidos no que poderíamos melhorar que esquecemos de nos concentrar no que fizemos corretamente. Dê uma pausa - você está lendo um artigo sobre evolução e reflexão profissional, e isso em si mostra que você está consciente de autoaperfeiçoamento, não é? Então ... comemore! Você merece isso!

  • Autopromoção

Este tópico é em especial para as lideranças, e, as lideranças em Macaé estão mesmo necessitando de avaliações de competência pois estão atuando em período de crise e precisam de performance além do que estavam acostumadas no passado.

Um autoconceito positivo é importante e pode levar a automotivação, inspiração e realização de objetivos. Com isso dito, preste atenção que por melhor profissional que você seja há sempre áreas que podem ser melhoradas.

Egos inflados podem cegar os profissionais em pensamentos e comportamentos defeituosos que têm um efeito negativo sobre nós mesmos e sobre aqueles que nos rodeiam. Nesse caso, avalie-se cuidadosamente e peça uma fonte confiável e honesta para opinar sobre o que você poderia melhorar, então escolha uma ou duas coisas e crie um plano de mudança.

  • Crítica aos outros e às circunstâncias

Se você está vivendo em um mundo onde tudo ou todos são “o problema”, uma autorreflexão séria se faz necessária. Em vez de culpar as circunstâncias, pergunte-se: "Que solução posso trazer para este problema?", "O que posso fazer de forma diferente, para isso não acontecer de novo?".  Alterando sua perspectiva para solução orientada irá ajudá-lo a ser mais produtivo e provavelmente o tornará mais feliz.

Feito este balanço anual de sua carreira perceba que a maioria de nós precisa fazer apenas pequenos ajustes para tirar o máximo proveito de seus projetos. Pequenas mudanças e realizações podem levar a grandes resultados, então continuar a refletir e se concentrar em um caminho produtivo levará aos maiores ganhos e conquistas.

Boa sorte e utilize meu artigo de planejamento de carreira, em 4 passos, para um ano novo profissional bem sucedido!

Eu sou Chiara Lins, especialista em coaching de lideranças do segmento de Óleo e Gás, palestrante motivacional e empreendedora.

Facebook Chiara Lins – Macaé Coaching 
Linkedin Chiara Lins
E-mail: coachiaralins@gmail.com

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.