A mineração é uma atividade que consiste na extração e beneficiamento dos minérios presentes na natureza. As chamadas rochas ornamentais são utilizadas com fins decorativos, sendo as mais importantes para a construção civil o granito, o mármore e o quartzito.
Durante uma visita a uma pedreira, pude ver de perto o processo de extração. Os blocos, depois de extraídos, passam por três etapas de beneficiamento. Primeiro, são cortados em chapas; depois, são telados e resinados para melhorar a estrutura do produto, e só então são transformados em itens prontos para aplicação nas obras.


Muitas pessoas não sabem, mas hoje o processo de extração das rochas é muito mais sustentável do que o de qualquer produto sintético disponível no mercado, como cerâmicas e porcelanatos. É um processo mais natural, com 99% da água utilizada sendo reaproveitada, e tudo é feito com fio diamantado, a tecnologia de corte de rochas ornamentais mais limpa e moderna que existe.
Sempre escuto a pergunta: Qual é mais resistente – o granito, o mármore ou o quartzito?
O quartzito é o mais resistente, mas com uma beleza exuberante que remete ao mármore. Com dureza nível 7 em uma escala de 10 (a mesma do diamante), é mais fechado e duro, além de mais resistente a riscos e manchas, o que permite uma maior diversidade de aplicações. O mármore, por sua vez, alcança o nível 3 de dureza e possui alta porosidade. Já o granito apresenta uma resistência intermediária à infiltração e à abrasão, com dureza média de 5.
Portanto, em ordem de resistência: Quartzito > Granito > Mármore.
Sempre que um profissional especificar uma rocha ornamental, é importante, se possível, escolher a chapa pessoalmente. Como não existe um padrão, a chapa pode apresentar grande variação, o que pode comprometer o resultado final do projeto se não atender às expectativas visuais.
Exemplos de Aplicação em Projetos do Nosso Studio
Quartzito
Utilizamos o Quartzito Matira no projeto a seguir, extraído no Nordeste do Brasil. Um dos pontos principais foi a escolha da chapa, garantindo a continuidade dos veios e a estética desejada.
Granito
No caso desta península, optamos pelo Granito São Gabriel com acabamento escovado. Foi uma escolha acertada, inclusive pelo custo-benefício, sendo uma rocha nacional de alta durabilidade e beleza.
Mármore
Neste consultório de dermatologia, usamos o Mármore Carrara, extraído na Itália. Ele trouxe elegância e sofisticação ao ambiente. A bancada foi inteiramente paginada, respeitando a continuidade dos veios, o que elevou a qualidade do acabamento.
Versatilidade das Rochas Ornamentais
Com aplicações diversas como em pisos, paredes, bancadas, nichos, entre outros, as rochas ornamentais agregam valor estético aos espaços, oferecendo uma grande variedade de cores e texturas, além de possibilitarem produtos personalizados e exclusivos.
Lívia Melo
Arquiteta e Desing
Apaixonada por transformar espaços em narrativas vivas, utilizando a arquitetura afetiva para criar ambientes que despertam memórias, emoções e conexões verdadeiras.
Instagram: @liviameloarquitetura
E-mail: contato@liviamelo.com