Clássico e refrescante, o sorvete é uma sobremesa que agrada a todos. E na Calebito, muito mais que uma opção para os dias quentes, os clientes encontram uma experiência única. Conquistando o paladar de crianças e adultos com sabores únicos produzidos com a máxima qualidade, a sorveteria artesanal mais querida de Macaé amplia fronteiras, chegando a outras cidades.
Desde 2019, quando a empresária Patrícia Luziê transformou sua paixão pela gastronomia em sua primeira loja, nos Cavaleiros, a Calebito ganhou um público fiel. Inspirada em técnicas de sorveteria artesanal nacionais e internacionais, ela encontrou um jeito próprio de preparar e servir sorvetes exclusivos, leves e ricos em sabor.

“Quando decidimos abrir a Calebito, fui estudar mais a fundo sobre o universo dos sorvetes e como era o processo de criação de receitas do zero. A produção artesanal não era um modelo que existia na cidade, então adaptamos a técnica do gelato italiano para uma sorveteria com a nossa identidade”, conta Patrícia.
A mestre sorveteira explica que a criação parte de experiências e experimentações, além da influência do período do ano, mas que respeita, em especial, os clientes. “Seguimos um planejamento e temos os sabores fixos dos sorvetes que saem mais na maioria das lojas, mas sempre temos novidades considerando as datas especiais e a identificação do público”, afirma.
Tradição e novidades
Na Calebito, os sorvetes e caldas incrementam receitas autênticas de sobremesas como o brownie, o petit gateau e o bolo de cenoura, criando sabores marcantes a cada colherada que se degusta. E o menu ganhou duas novidades: os cookies e waffles especiais da casa.
“Aumentamos as opções de sobremesas no cardápio a pedido do público, com receitas próprias que, além de saborosas, são muito agradáveis de se consumir em complemento aos sorvetes”, pontua a sócia-fundadora.
Crescimento com qualidade
A Calebito aposta em um modelo de negócio próprio, projetando o crescimento como franquia sem a perda da identidade, como explica o sócio-proprietário, Filipe Ribeiro. “Fornecemos para todas as nossas unidades e optamos por expandir nossa presença conforme aumentarmos a nossa produção. Estamos crescendo como uma raiz, a partir da nossa base em Macaé, para as demais cidades do estado. E no Espírito Santo, atuamos em um raio menor se comparado ao Rio de Janeiro, o que minimiza riscos na logística”, afirma.
Além das 18 unidades em funcionamento, a Calebito tem mais 12 lojas em obras para inauguração ainda em 2025. E os investimentos vão além, com a ampliação dos escritórios e o aumento da frota.

“O modo mais artesanal de produção demanda a atenção integral dos funcionários. E com o crescimento, estamos investindo em automatização, passando a produzir de 30 a 40 bases de sorvete por minuto. A fábrica ainda vai ganhar uma nova cozinha para produção de chocolate branco, diminuindo a dependência do mercado”, projeta.
O empresário reforça que o planejamento segue priorizando padrões rígidos de qualidade: “A gente produz as bases e receitas aqui para garantir que a qualidade seja a mesma em todas as unidades. Com o setor de Operações, cuidamos do dia a dia nas lojas e zelamos pela identidade visual da marca. Promovemos treinamentos constantes e disponibilizamos a ‘Universidade Corporativa’, que é um software que centraliza as informações para que todos os funcionários e franqueados tenham o mesmo nível de conhecimento. A área de ‘Sucesso do Cliente’ também atende ao nosso público, mapeando as demandas em um sistema único para que tudo siga em ordem”, finaliza Filipe.
CALEBITO MACAÉ
R. Franklin Roselvelt, 107 – Cavaleiros –Macaé/RJ
Instagram: @calebitomacae