Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Saúde » Dra. Ana Arenales e a sua paixão pela ultrassonografia

Dra. Ana Arenales e a sua paixão pela ultrassonografia

seg, 31/05/2021 - 10:50 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
A ultrassonografia é um dos exames mais importantes para a segurança da mãe e do bebbê durante o pré-natal. Ana Paula se especializou em medicina fetal e compartilha momentos de emoção com suas pacientes

Edição nº 55/ Abril 2021 - Especial Dia das Mães

Texto: Leila Pinho

Quando a médica Ana Arenales começou a fazer exame de ultrassonografia, no seu consultório de ginecologia e obstetrícia, uma paixão surgiu. Na época, 1995, era raro em Macaé, ter médicos dessa especialidade que fizessem o exame dentro do próprio consultório.Ela começou fazendo ultrassom para atender as pacientes. Porém, os outros médicos da cidade gostavam tanto da qualidade técnica dos exames de Ana Paula que começaram a enviar suas pacientes para realizar o exame com ela. “Quando eu vi, tinha mais paciente de exame na fila do que de ginecologia e obstetrícia. Foi aí que senti a necessidade de separar. Me especializei em Ultrassonografia em 1996, pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR)”, conta a médica. Nesse mesmo ano, a EcoArt, clínica de Ultrassonografia da qual Ana Paula é sócia, abriu.
Além do CBR, a médica também possui título de especialista pela Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Ela fala um pouco do amor pela profissão. “É o meu xodó, por conta da emoção. Eu me envolvo com os pais. Eu sempre gostei da obstetrícia e, por isso, me especializei em ultrassonografia em medicina fetal”, diz.
Com mais de 25 anos de profissão, Ana Paula conta que o vínculo que o ultrassonografista forma com os pais é similar ao do obstetra. Ali na sala do exame acontecem alguns dos momentos mais marcantes na vida das famílias. “ ”.
Um dos momentos mais bonitos, conforme relata Ana Paula, é a da descoberta do sexo. Embora haja outros exames capazes de identificar o sexo do bebê mais cedo, muitas famílias ainda preferem descobrir pelo ultrassom. “A emoção é diferente, porque ali, o casal vê”.

Ultrassom na gestação,
um dos exames mais importantes

O número de ultrassonografias varia de acordo com cada caso. O exame não provoca nenhum mal à mãe, nem ao bebê. Confira quais são os exames essenciais de ultrassom (US) na gestação. US com 6 semanas, que identifica se tem um ou mais bebês e confirma a gestação tópica (dentro do útero); US com 9 semanas, para datar a gravidez; US com 13 semanas, para ver a formação do feto, avaliar riscos de alterações genéticas e de hipertensão na gestação; US com 20 semanas, para ver o desenvolvimento do feto, a posição da placenta, avaliar as artérias uterinas e o risco de IIC (Incompetência Istmo Cervical), uma alteração no colo uterino que pode levar à prematuridade; US com 31 semanas que avalia o desenvolvimento do feto, peso líquido, placenta, posição em casos específicos como a doença hipertensiva; e o US com dopller, para avaliação da vitalidade fetal através das artérias umbilicais e cerebrais.

Emoções do ultrassom durante a gestação
Quando a confeiteira Renata Teixeira Pozino, de 34 anos, recebeu a notícia de que teria gêmeos, pela Dra. Ana Paula, foi chocante. Ela já tinha 3 filhos e agora, são 5. “Foi um susto total que me deixou 2 meses sem querer falar com ninguém. Depois do susto, está sendo o maior presente pra mim e pra minha família, esses dois pacotinhos de amor (Hugo e Heitor)”, fala Renata. Ela elogia o trabalho da médica ultrassonografista.
Para a administradora Roberta Araújo Santos Candez, de 33 anos, a surpresa foi na descoberta do sexo. Ela tinha certeza que era homem, mas o ultrassom revelou uma menina. “Em todas as ultras que fiz, a Dra. Ana Paula fazia questão de mostrar cada detalhe da minha bebê. Amo o trabalho dela”, fala Roberta.Desde a primeira gestação, Esther Egypto C. Bechtlufft, 40 anos, faz os exames com a Dra. Ana Paula. Quando engravidou do segundo filho em 2020, a Aurora, Esther soube pelo ultrassom que sua gravidez era de alto risco. Foi detectado o IIC (Incompetência Istmo Cervical), uma doença em que a falha no sistema oclusivo do útero determina abortos tardios e partos prematuros. “Esse diagnóstico foi muito importante para a saúde da minha filha. Fizemos a cesariana de 37 semanas e ela nasceu bem. Graças a Deus, ela venceu”, conta emocionada. “A Ana sempre esteve presente, é uma profissional e pessoa maravilhosa, tenho muito carinho e admiração pelo trabalho e ser humano que ela é”, fala Esther.

Dra. ANA PAULA ARENALES
Rua Dr. Júlio Olivier, 383 - Loja 7- Centro - Macaé/ RJ
Tel.: 22 2762-1530 / 2762-2612 / 99225-4817
@ecoartclinica_ultrassonografia

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora