Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Comportamento » Tampinhas do Bem

Tampinhas do Bem

seg, 01/02/2021 - 16:02 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
Alle Tavares

Edição nº 54 - Dezembro 2020

A WWF International apontou o Brasil como o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, sendo que recicla apenas 1,28% deste material. Mas, em Macaé, uma corrente de boa vontade proposta pelo projeto “Tampinhas do Bem” coleta e vende materiais recicláveis que têm a renda destinada à castração de animais abandonados.
Um protetor de Cuiabá me apresentou o projeto e decidi que poderia fazer aqui em Macaé. Eu mesma catava e pedia aos vizinhos, até que passei a contar com a ajuda dos amigos, a Cida Ferreira e seu marido Lúcio, além do meu marido Thiago. Temos a Juliana e a Cris nas redes sociais, as ONGs em especial a Casa dos Anjos, me ajudam na coleta e divulgação, assim como outros protetores”, conta a empresária Élida Alves, que fundou o projeto na cidade em outubro de 2019.Hoje, são vários pontos de coleta, como a Marcenaria Marataízes e a Mercearia Novo Horizonte (Novo Horizonte), a PET VIP (Cancela Preta), a ABI Pneus  (Barra de Macaé), o Perfil Acessórios Offroad (Costa do Sol), a Drogaria São Rafael (Sol y Mar), a QG-01 Car Wash (Visconde), a Sorveteria e Açaiteria da Praça (Campo d’Oeste), a Curtindo pra Cachorro (Imbetiba), além da Cão-Tainer, a Farah Cultural (Sol y Mar), Bicicletas da Cidade e a Nuvem de Mel (Centro).
Nos cinco últimos pontos, apenas tampinhas são arrecadadas. Nos demais, outros materiais, como alumínio e todo tipo de plástico. A cada meia tonelada arrecadada, uma recicladora faz o recolhimento. A partir do valor obtido, a castração é realizada, a medicação, a alimentação no pós-operatório garantida e, caso não sejam adotados, completa-se o ciclo da CED (castração, esterilização e devolução), evitando que eles procriem, aumentando a população de animais de rua.
Já arrecadamos quinze toneladas de plástico, e ajudamos 300 animais a serem castrados pelo projeto e com a ajuda de ONGs e padrinhos. Ainda ajudamos pessoas a castrar diversos animais por valores acessíveis. Para isso, contamos com o apoio das clínicas veterinárias parceiras Pet Vip e Cães e Amigos”, complementa, lembrando que o projeto também aceita doação de ração, medicação e castração por profissionais que se disponibilizem.Durante a quarentena, a maioria dos postos ficou fechada, mas com o retorno das atividades e a flexibilização de horários, foi possível retornar a coleta e com uma grata surpresa. “As pessoas aproveitaram a quarentena para estocar material em casa e, entre uma saída e outra, começaram a levar novamente aos pontos de coleta que estavam abertos”, fala Élida, que destaca que o projeto ganhou muitos seguidores e apoiadores nesse período, aumentando também o número de animais castrados.
Quem já aderiu se orgulha em ajudar, é o caso da proprietária da Nuvem de Mel, Gabi Frazão. “Achei o projeto de Macaé e tornei minha loja um ponto de coleta, onde só recebo tampinhas de garrafas. A defesa dos animais é uma questão com a qual simpatizo há muito tempo e, como empresária, acho que tenho uma responsabilidade muito grande em ajudar nessas causas”, ressalta Gabi.

Projeto Tampinhas do Bem
Contatos: 22 98801-6920 / 99986-8042
Instagram: @tampinhasdobem_macae

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora