Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » Comportamento » Clínica Gluckids

Clínica Gluckids

qua, 03/01/2024 - 15:49 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Foto Allê Tavares
Renata Lacerda é fonoaudióloga e idealizadora da Gluckids, um espaço que oferece suporte às famílias em fonoaudiologia e psicologia
A fala e a linguagem são mecanismos fundamentais para a interação ao longo da vida. Logo cedo, é possível diagnosticar distúrbios que atrapalham as crianças na socialização, e atrasos, que podem comprometer o desenvolvimento infantil. Com intuito promover um acolhimento global no tratamento, a nova clínica Gluckids — que traz no nome a ideia de ‘felicidade na infância’, pela união dos termos gluck (de origem germânica) e kids (de origem inglesa) —, oferece suporte aos familiares, nas áreas de fonoaudiologia e psicologia.A Gluckids dispõe de salas de atendimento projetadas para receber muito bem as crianças e suas famílias
Com atendimento voltado para crianças dos primeiros anos de vida aos 12 anos, a clínica, inaugurada em março deste ano, no edifício Lótus, na Praia Campista, foi idealizada pela fonoaudióloga Renata Lacerda, que conta com a parceria da também fonoaudióloga Larissa Canuto, e da psicóloga Laís Zebendo. A proposta é otimizar a vida dos familiares na hora de receber atendimento adequado em um único local. Algo pensado, especialmente, para os tratamentos de transtorno do espectro do autismo. “Nós abraçamos cada caso para que as crianças e os familiares possam conviver com seus diagnósticos da melhor maneira”, conta a proprietária.
O novo espaço oferece orientação parental para dar suporte ao convívio familiar, diante dos desafios ao longo do tratamento. “Acolhemos todas as questões da infância, que podem aparecer tanto com a chegada de um novo irmão, por exemplo, quanto em situações mais complexas, como nos casos de transtornos mentais”, afirma a psicóloga Laís Zebendo.A equipe da Gluckids: as fonoaudiólogas Larissa Canuto, Renata Lacerda e a psicóloga Laís Zebendo
No campo da fonoaudiologia, as dificuldades podem aparecer no vocabulário reduzido, na dificuldade de se expressar, na troca de letras na fala ou uma fala embolada. “Por meio de uma investigação adequada, elaboramos um plano de tratamento para adequar as habilidades não adquiridas dentro dos marcos do desenvolvimento. Tudo isso, visando a ampliação da comunicação e a promoção da interação social eficaz”, explica Renata.
Samuel Spezani é paciente de Renata há dois anos, quando chegou na clínica com dificuldade na fala. Na época, a mãe Roberta Spezani ainda não tinha fechado o diagnóstico de TEA do filho, contando com a ajuda da fonoaudiólogaHá dois anos, Samuel Spezani, de 4 anos, iniciou o tratamento com a Renata, porque ainda não falava. O atraso na fala e na atenção aos simples gestos sociais, como acenar para uma pessoa, veio acompanhado de outras dificuldades emocionais. Na época, a mãe, Roberta Spezani, ainda não tinha realizado uma investigação junto a um psicólogo e neurologista para o transtorno do espectro autista (TEA). “O primeiro sinal da família foi em relação à fala, e isso gerava outros problemas para que ele tivesse uma vida funcional, como, por exemplo, pedir um copo de água quando estava com sede”, conta a fonoaudióloga.
Após a visita aos demais profissionais, Samuel foi diagnosticado no nível três de suporte do TEA. “A confirmação possibilitou oferecer um melhor apoio, até mesmo na hora da indicação de um dentista capaz de lidar com os desafios de uma criança atípica. Renata é uma excelente profissional que me oferece apoio e segurança, e sabe entender quando o Samuel não está tão disposto para realizar as terapias. Prontamente, ela arruma um encaixe em outro dia”, exalta Roberta.
Micheli Barcelos com o filho Davi, de 3 anos. Ela ficou encantada com o atendimento recebido na primeira sessão na clínica, com a fonoaudióloga RenataA mãe de Davi Barcelos, de 3 anos, Micheli Barcelos, também aponta o diferencial no acolhimento oferecido pelas profissionais da Gluckids. Davi ainda está em investigação sobre o diagnóstico. “Ao chegar ao consultório, e logo após a primeira entrevista, saímos de lá totalmente encantados com toda a atenção e a orientação que nos foi passada sobre nosso filho e sua rotina. Sentimo-nos acolhidos. Com toda paciência e confiança, Renata ajudou Davi a falar papai e mamãe. Foi a maior felicidade da minha vida”, conta. Hoje, Davi também realiza sessões com a psicóloga Laís Zebendo, que auxiliou a família na chegada do irmão. “Laís nos deixa mais seguros para ajudar na evolução continuada em casa. Porque nós, pais, nos sentimos perdidos, sem direção e psicologicamente abalados”, revela Micheli Barcelos.
Sinais de atenção para os pais.
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento. Traz dificuldades na comunicação e interação social e “um comportamento restrito e repetitivo”. Há mais de 16 anos atuando na área, a fonoaudióloga Renata Lacerda, pós-graduada em Transtorno de Linguagem e certificada nos métodos Floortime, Dedinhos Signs, Prompt e ABA,  ajuda as famílias com intervenções naturalistas, no percurso, muitas vezes, doloroso da descoberta do desenvolvimento atípico de um filho. Abaixo, ela lista os sinais para reconhecer a necessidade de procura de profissionais no caso do transtorno:

• Fique atento no caso da criança fixar o olhar em alvos muito estimulantes ou mais em objetos do que em pessoas;
• Perceba se ela faz cada vez menos contato visual;
• Observe se ela sorri ou sorri pouco para familiares e pessoas de convívio próximo;
• Perceba se ela não responde ou responde pouco ao ouvir o próprio nome;
• Observe se a criança tem pouca resposta a estímulos;
• Veja se ela não imita o que vê à sua volta;
• Fique atento se ela utiliza poucos gestos comunicativos e se os gestos que realiza não são para se comunicar;
• Observe se ela apresenta muita irritabilidade, se é muito sensível ou muito insensível a sons, texturas e luzes;
• Veja se ela tem dificuldade em brincar de faz de conta;
• Observe se ela apresenta falta de interesse em brincar com outras crianças ou falta de empatia;
• Veja se ela tem reações pouco previsíveis aos estímulos e interesses restritos;
• Observe se ela não fala nada ou quase nada. E se fala embolado ou trocando as letras.

GLUCKIDS
Av. Nª Sra. da Glória, 1181 - Sala 602 - Praia Campista - Macaé/RJ
WhatsApp: 22 99881-4382
@gluckids

 

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
2 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora