Notícias e Variedades de Macaé
Início » Vida » CAF (Centro de Apoio à Família)

CAF (Centro de Apoio à Família)

seg, 25/05/2020 - 11:20 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
CAF

Há mais de 26 anos, um projeto social da União Espírita Macaense oferece informações e educação moral para fortalecer famílias de Macaé que vivem em situação de vulnerabilidade social. É o Centro de Apoio à Família (Caf), que assiste cerca de 40 pessoas entre gestantes, bebês, crianças e familiares. Funciona todo sábado de manhã, no Lar de Maria, com várias atividades entre elas: palestras educativas para as grávidas sobre cuidados com a saúde, métodos contraceptivos, cidadania, assistência médica, aulas para as crianças sobre valores éticos e morais, momento de prece, berçário para os bebês, doação de alimentos, lanche e almoço. Há também um bazar de roupas na União Espírita Macaense, que recebe doações, onde as mães podem comprar peças a preços muito baixos.

Atividades educativas

Segundo explica a coordenadora do Caf, a médica Cristina de Albuquerque Cadinelli, aproximadamente 15 pessoas atuam de forma voluntária. Erica Bento já foi assistida pelo projeto e, atualmente é voluntária, no berçário. "Eu aprendi muita coisa, inclusive aprendi a perdoar", conta Erica.

Cristina dá palestras educativas para as gestantes, disseminando informações importantes sobre saúde. "É muito importante que a chegada de um novo ser aconteça num ambiente mais preparado. Falamos muito aqui para as mães sobre a importância do autocuidado. Porque se elas se cuidam melhor, elas vão cuidar melhor dos filhos delas", fala Cristina.

O arquiteto Marcelo Machado também trabalha no projeto e dá aulas de educação moral para as crianças. "Algumas crianças me abraçam, perguntam se vai ter salinha e dizem que gostam muito de vir aqui no Caf. Elas são muito carentes e esse afeto é a coisa mais pura desse mundo", fala Marcelo.

Bazar

O Caf se mantém vivo durante todo esse tempo graças ao apoio da comunidade espírita macaense, aos voluntários e à ONG Campanha da Solidariedade (organizada por funcionários da Petrobras). Cristina e Marcelo falam da importância do voluntariado para continuar com a ação social e convidam pessoas a contribuírem. O projeto precisa basicamente de pessoas que queiram doar o seu tempo de trabalho, que poderão ajudar em várias atividades. Qualquer pessoa pode contribuir, inclusive quem tem algum conhecimento e possa ministrar oficinas como de informática, artesanato ou de outro tipo.

Marcelo com as crianças

Para mais informações sobre o Centro de Apoio à Família (Caf), é só acessar a rede social no Facebook Centro de Apoio a Família e para fazer doações, bastar ir ao Lar de Maria, que fica na Av. Rui Barbosa, 1563, Centro, aos sábados pela manhã.

 

Texto Leila Pinho

Edição nº 47 - Setembro 2018

Revista Digital

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
5 + 6 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora