Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » Terrário em vidro

Terrário em vidro

qui, 04/07/2013 - 10:30 -- Divercidades
terrário em vaso de vidro

A junção entre a beleza das plantas e a transparência do vidro faz do terrário um jardim com jeito de peça decorativa. Ainda desconhecido por alguns, o terrário nada mais é do que uma pequena estufa capaz de recriar o ambiente tropical.

terrário de vidroPode ser feito com madeira e outros materiais, mas, no vidro ganha um charme especial e ajuda a compor os ambientes como adorno. A translucidez do vidro mostra as camadas do terrário em todos os ângulos e deixa evidenciar a terra, as pedrinhas, as conchas, as plantas e todos os detalhes da pequena estufa.

O terrário era muito utilizado de forma científica para observar o crescimento das plantas. Para fazer um é necessário ter conhecimentos técnicos e muita paciência. Segundo Leandro Guedes Marinho, sócio diretor e arquiteto paisagista da Macaúba, o apelo decorativo da pequena estufa está ganhando mais popularidade.

“Os macaenses estão gostando muito. Ele é ideal não só para dentro de casa, mas também para ambiente de trabalho. Tem crescido o interesse do setor industrial e comercial de Macaé pelo terrário. Aqui, nós já fizemos para colocar na sala de reunião de uma empresa”, afirma Leandro.

Materiais como conchinha, cristal, lasquinhas de madeira e a planta musgo ajudam a compor uma das camadas da pequena estufa. O terrário pode ser feito em variados formatos de vidro como quadrado, redondo, oval, retangular, etc.

terrário de vidroPode ser excelente alternativa para quem deseja ter um pouco de verde em casa e também serve como terapia. “Cuidar do terrário é um ato de paciência porque a planta é ser vivo, como nós somos. Precisa de cuidado e observação”, ressalta Leandro.

Confira abaixo as dicas de terrário do arquiteto paisagista Leandro Guedes Marinho.

  • Escolha plantas de ambiente tropical porque elas gostam de umidade e de temperaturas mais alta. Bons exemplos são a Margarida e a Érica;
  • Tente optar por plantas que tem mais ou menos a mesma necessidade de água;
  • O ideal é aguar as plantas todos os dias;
  • Use sempre um borrifador para regar as plantas, mas, sem encharcar. O melhor é umidificar a terra mais próxima à superfície da planta;
  • terrário de vidroColoque o terrário em local próximo às janelas ou lugares onde haja luminosidade. Porém, o terrário não pode sofrer incidência direta de raios solares; 
  • Evite trocar a planta de local com frequência;
  • Observe bem as plantas para mantê-las saudáveis.
     

Comentários

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
4 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.