Notícias e Variedades de Macaé
Início » Sua casa » Decoração e construção » Ecotrace Arquitetura Sustentável

Ecotrace Arquitetura Sustentável

qua, 03/06/2020 - 10:39 -- Divercidades
Créditos: 
Alle Tavares
Foto Alle Tavares

Sustentabilidade e respeito pelos recursos renováveis podem ser uma maneira para driblar a crise na hora de reformar a casa, o escritório e até mesmo ambientes corporativos. Os arquitetos Carla Bacelar e Eduardo Azevedo, da Ecotrace  Arquitetura Sustentável, estão apostando nessa ideia e conquistando clientes de Macaé e da Região dos Lagos. O casal se especializou na França. Carla, em Urbanismo habitat e cooperação internacional e Eduardo, em Cultura construtiva e Eco Habitat. Eles chegaram em Macaé há pouco mais de dois anos. Nesse período desenvolveram e executaram mais de 15 projetos em imóveis de Macaé e Búzios.

Foto Alle Tavares - Sala

A proposta é simples: reformar ambientes de pessoas que estão optando por reestruturar em vez de construir ou comprar um novo imóvel. Alguns podem até pensar que no momento de redução de custos, por conta da atual crise financeira, ter um projeto assinado e acompanhado por um arquiteto pode ser luxo. Pelo contrário, segundo Carla e Eduardo.

Foto Alle Tavares - CasaO custo do projeto representa 6% do valor total da obra e ainda conseguimos reduzir em até 25% os gastos da obra evitando desperdícios de material. Conseguimos economizar porque reutilizamos material de demolição, tentamos sempre dar vida a algo que seria insignificante, descartado. Além disso, incentivamos a economia local com valorização de profissionais da cidade, com equipe acostumada a trabalhar junta em outros projetos”, explicou Carla.

Casal de arquitetos - Foto Alle Tavares

Uma palavra se tornou chave para o sucesso do escritório de arquitetura e, porque não, da dupla: diálogo. Eduardo garante que inserir o cliente em todo o processo é um diferencial, porque consegue captar cada detalhe pensado e sonhado por ele.

Área de lazer - Foto Alle Tavares

 

área de lazer - foto Alle Tavares

 

área de lazerSempre dialogamos com o cliente, que participa de todo o processo. Nosso estilo, na verdade, é o dele. Só aprimoramos e mostramos como chegar ao resultado desejado. O maior sonho de uma pessoa é ter sua própria casa. O nosso é torná-la do jeito que sempre sonhou. Aliado a isso o fato de impactar o menos possível a natureza, o meio o que o cerca”, revelou o arquiteto.

Prazo de entrega, nível de acabamento e orçamento também são respeitados pelos sócios. Na verdade, isso foi um dos aprendizados trazidos de Paris, por onde passaram entre 2009 e 2012. Outro diferencial que possuem é conseguir trabalhar em parceria com outros arquitetos.

Também entregamos projetos que foram desenvolvidos inicialmente por outros arquitetos. Isso não é um problema para nós. Aliás, é muito importante dialogar com outros profissionais. Assim o projeto cresce porque agrega novos olhares, outros pontos de vista. O cliente sai ganhando”, frisa Carla.

Área de lazer - Foto Alle Tavares

Patrícia Esteves queria renovar a área de lazer da casa, no Mirante da Lagoa. A ideia inicial era harmonizar o ambiente. “Com a chegada da nossa filha decidimos modificar a área, visto que a maior parte do espaço era de grama e com níveis diferentes e isso dificultava a locomoção dela. Com a ajuda da Carla e Eduardo, o projeto ficou muito bem aproveitado, além de lindo e sofisticado. Além de ser um ótimo espaço para brincar com nossa filha, é excelente para receber os amigos. Acredito que a disponibilidade e a dedicação com nosso projeto foi essencial para o ótimo resultado. Eles estavam presentes diariamente na obra, o que possibilitava uma ação rápida em caso de algum problema. E quando algo não acontecia da maneira prevista, buscavam sempre nos apresentar uma nova opção o mais rápido possível”, acrescentou.

Thiago Baraldi e a esposa foram mais além e apostaram no conhecimento dos arquitetos para dar vida ao apartamento cru que tinham acabado de comprar. O projeto foi pensado desde o zero e o resultado final tornou a vida do casal muito mais prática e confortável.

Foto Alle Tavares - sala

cozinha - Foto Alle TavaresÍamos receber um apartamento novo e gostaríamos de um projeto bem bacana e moderno para a casa nova. Nossa reação foi ‘Uau, que lindo!’ Ficou realmente muito bom. Todo mundo que entra em casa fica maravilhado com o apartamento. Apartamento de revista é o que nós mais escutamos”, garante o engenheiro.

Texto Junior Costa
 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
14 + 0 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.