Notícias e Variedades de Macaé
Início » Negócios » Cidade » Reunião define estratégia para evitar coronavírus

Reunião define estratégia para evitar coronavírus

seg, 16/03/2020 - 15:50 -- Prefeitura de Macaé
Categoria: 
Créditos: 
Foto João Barreto
reunião

O Prefeito de Macaé, Dr. Aluizio, se reuniu, na manhã desta segunda-feira (16), no auditório da Cidade Universitária, com representantes de hotéis, restaurantes, shoppings e empresas para definir regras para o enfrentamento do coronavírus no município. No encontro, a gerente de Vigilância Epidemiológica, Daniela Bastos, e o próprio prefeito, que é medico, falou sobre o avanço da doença e quais são as principais medidas de higiene pessoal.

Dr. Aluizio criou um Centro de Triagem ao Doente de Coronavírus, no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, onde será adotada conduta única para enfrentar a doença. Em Macaé, foram registrados 13 casos suspeitos, dez estão aguardando resultado e três estão descartados.

O prefeito ressaltou que, com as medidas tomadas com o decreto, tirou de circulação cerca de 100 mil pessoas, inclusive com a suspensão das aulas das redes pública e particular.

"É bom ressaltar que não são férias e sim uma medida preventiva para conter o avanço da doença. Quem puder trabalhar de casa, que possa tomar essa medida. Nós já adotamos algumas medidas para os servidores com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenças autoimunes e/ou oncológicas, que devem ausentar-se dos seus postos de trabalho pelo período de 15 dias, a contar desta segunda-feira (16)", enfatizou.

reunião

Dr. Aluízio confirmou ainda que o melhor a fazer é adiar os eventos, evitar aglomerações, academias, entre outros locais com mais de 100 pessoas, pois, muitas vezes, o portador do coronavírus não apresenta os sintomas, no entanto, pode transmitir a doença.

Hábitos de higiene devem ser reforçados

A gerente da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Daniela Bastos, advertiu que a melhor forma de se prevenir é lavar as mãos com frequência, usar álcool em gel 70% e não compartilhar utensílios.

"O uso de máscaras é apenas pelas pessoas que apresentam a doença. Evitar beijo, abraço, manter a distância de um metro, o uso de lenço de papel ao tossir, cobrindo boca e nariz e, ao espirrar, utilizar o antebraço", recomendou.

Ela explicou ainda que a capacidade de contágio é muito grande. Para cada pessoa com a doença, três são contaminadas com o vírus.

"Pode ser considerado caso suspeito a pessoa que viajou e apresenta febre e outro sintoma respiratório, ter feito contato próximo de uma pessoa suspeita ou contaminada com o coronavírus. A taxa de morte é pequena e os medicamentos utilizados são antitérmico e analgésico", enfatizou. 

Ela informou ainda que a taxa de mortalidade é maior entre as pessoas com idades entre 60 e 80 anos, com problemas cardiovasculares, câncer, hipertensão, entre outras.

"Para a rede hoteleira, nós orientamos embrulhar a roupa de cama sem contato com o funcionário. Ela deverá ser lavada a 60 graus de temperatura e a limpeza deverá ser úmida, com pano úmido, não utilizar aspirador de pó, superfícies deverão ser limpas com hipocloreto de sódio ou álcool 70%", orientou.

Daniela complementou que, em caso de algum hóspede apresentar sintoma do coronavírus, deverá ser notificado em até 24 horas e esse paciente não poderá sair do quarto, cumprindo a quarentena.

Petrobras adota medidas de prevenção

A Petrobras, uma das empresas que possui grande número de funcionários, adotou medidas de prevenção no enfrentamento do coronavírus.

A enfermeira Elisabeth Rodrigues Pereira, representante da companhia, indicou na reunião a criação do comitê com o objetivo principal de acompanhar a evolução da doença no país e no mundo.

"Suspendemos as viagens ao exterior, incluindo todos os treinamentos programados, e as excepcionalidades precisam ser aprovadas por um diretor, após avaliação da área de saúde. As viagens em território nacional também foram suspensas, sendo mantidas apenas as prioritárias, que não puderem ser resolvidas por vídeos ou telefones. Estão suspensas reuniões presenciais, eventos, simulados de emergência com mais de 20 pessoas", comentou.

A empresa também suspendeu auditorias, visitas técnicas e visitas gerenciais a unidades.

"Em todos os aeroportos utilizados por nossas unidades offshore está sendo feita aferição de temperatura dos colaboradores antes do embarque e será aplicado questionário", acrescentou.

Um novo encontro foi marcado para esta terça-feira (16), às 8h30, no auditório da Cidade Universitária, para que sejam definidas regras conjuntas para os shoppings e restaurantes.

Quem quiser mais informações poderá entrar em contato com a Divisão de Vigilância Epidemiológica, pelos telefones 2763-6332 e 2763-6330, ramal 2010.

 

Informação Prefeitura de Macaé

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
11 + 9 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.