Notícias e Variedades de Macaé
Início » Negócios » Cidade » Prefeitura defende ajustes no Programa de Incentivo à Reciclagem

Prefeitura defende ajustes no Programa de Incentivo à Reciclagem

sex, 22/04/2022 - 11:16 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Bruno Campos

A prefeitura de Macaé recebeu um manifesto de empresários do ramo de gerenciamento de resíduos, com atuação no município, solicitando apoio a ajustes no Programa Estadual de Incentivo à Reciclagem - criado ano passado através da Lei 9.376/21, de autoria do deputado estadual Carlos Minc. 

A principal alegação é de que a coleta, o manuseio e a reciclagem de materiais industriais devem continuar sendo feitos por empresas especializadas, que detêm conhecimento técnico específico e experiência para a realização da tarefa com segurança e sem ocasionar impactos ambientais indesejáveis. 

"O desenvolvimento econômico é fundamental para as ações do governo municipal. Vamos fazer todos os esforços necessários para que essa questão seja corrigida. Será uma ação técnica, embasada com dados concretos. Entendemos que a reivindicação para que ocorra uma revisão é justa", disse o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

De acordo com o secretário de Ambiente e Sustentabilidade, José Vasconcelos de Luna Junior, já há consequências. "Postos de trabalho estão sendo reduzidos", afirmou. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, calcula que mais de mil empregos estão em risco somente em Macaé.

O deputado federal Vinicius Farah, em visita ao município, foi convidado a participar da reunião. "Minha sugestão é que seja feita uma grande mobilização, entre empresários do setor e as prefeituras da região, para que a lei seja contestada com uma manifestação clara e objetiva sobre os impactos causados", orientou.

José Ricardo Porto Rezende, proprietário da empresa Transforma Gerenciamento de Resíduos, também esteve na reunião, ao lado de outros dois representantes do setor. "Agradecemos o apoio recebido. É fundamental termos essa interlocução política. Com diálogo, confiamos em uma solução", destacou.

Também participou do encontro, mas de forma virtual, a representante do setor de Relacionamento Institucional da Petrobras, Caroline Vollu Crelier de Macedo. A empresa também defende alterações na lei. "A companhia vem buscando um diálogo com o Governo do Estado a respeito dos resíduos industriais", informou.

Isenção de ICMS

Também com viés direcionado ao desenvolvimento econômico do município, integrantes da Prefeitura de Macaé receberam representantes do setor rural.
Em pauta, a busca por isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a produção de grãos.

"Se conquistarmos essa isenção será um avanço muito grande para o município que, com o crescimento da produção, poderá, no futuro, atrair até empresas ligadas ao setor", ressaltou o produtor de grãos Antônio Carlos Mezavilla Lima. "Estamos otimistas", revelou o diretor do Sindicato Rural de Macaé, Tiago José dos Santos.

O secretário Municipal de Agroeconomia, Carlos Eduardo Jardim, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Rodrigo Vianna, solicitaram apoio ao prefeito Welberth Rezende, e ao deputado federal Vinícius Farah, que se mostraram sensíveis à causa.

Informação Prefeitura de Macaé

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
13 + 2 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora