Notícias e Variedades de Macaé
Início » Negócios » Cidade » Cemeaes oferece atendimentos on-line de psicologia e fonoaudiologia

Cemeaes oferece atendimentos on-line de psicologia e fonoaudiologia

qua, 08/07/2020 - 11:50 -- Prefeitura de Macaé
Categoria: 
Créditos: 
Arquivo Prefeitura de Macaé
Cemeais

Atendimentos via on-line de psicologia e fonoaudiologia fazem parte da lista de atividades oferecidas pelas unidades do Centro Municipal de Atendimento Especializado ao Escolar (Cemeaes), que segue as sugestões de estratégias não presenciais disponibilizadas no blog Educação Não Para e nos grupos de WhatsApp. Uma equipe multidisciplinar - composta por educadores e profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos e professores de Educação Física -, está disponibilizando via on-line atividades complementares específicas em prol da saúde e bem-estar aos alunos atendidos e familiares dos módulos que funcionam no Centro, Barra, Parque Aeroporto e região serrana.

Na aba "Cemeaes" são indicados links com assuntos como jogo da memória, história em libras, apoio pedagógico com dicas semanais, fonoaudiologia com questões como cruzada do X e CH, e jogo da velha do T e D, desafios com vídeos de professores de Educação Física com abordagens como alongamento, coordenação motora e xadrez. Outro destaque é o suporte na área da psicologia oferecido para alunos e familiares.

Mãe de Miguel Lucas Santos Lourenço, Marly Francisca Marciano Lourenço relatou que o atendimento on-line de Psicologia tem sido uma ótima experiência. "Meu filho gosta bastante e acho até que ele fica mais à vontade, mais solto. Até em casa ele se sente até mais descontraído", comentou. 

Da mesma opinião é Bruna de Jesus Martins Cardoso, mãe de Paulo Vitor Martins Reid. "Agradeço o atendimento e dedicação com o meu pequeno. O Paulo é muito tímido, e com ajuda da psicóloga Rose ele já está falando mais e também se mostra mais ativo em casa", pontua.

Cemeais

Desafios são superados em conjunto

As psicólogas Monique Senna e Rose Motta, que atuam na unidade do Centro, definem que o atendimento on-line tem sido um desafio. "No primeiro contato com as famílias fomos muito bem recebidos. Este acolhimento indicava que estamos no caminho certo. O encontro com as crianças superou nossas expectativas. Elas estavam felizes em nos ver. Assim, fomos nos reinventado", destacou Rose Motta.

Com 800 matriculados, o Cemeaes-Centro, de acordo com a coordenadora, Angélica Gonçalves, visa o desenvolvimento pedagógico e de aprendizagem como estratégias de forma complementar. "A equipe elabora propostas de atividades lúdicas como jogos, vídeos e histórias que possam ser realizadas com materiais disponíveis no cotidiano do aluno e de forma simples, sempre com o apoio dos responsáveis", observou.

O coordenador do Cemeaes, José Carlos Crespo, completa que durante a interrupção das aulas, o Centro continua priorizando a qualidade de vida. "O acolhimento social é uma das finalidades. Os pais e responsáveis também estão tendo oportunidade de receber orientações e tirar dúvidas via grupos de WhatsApp, criados pelos professores de cada aula oferecida pelas unidades. A qualidade de vida do atendido é a prioridade", acrescentou.

O atendimento do Cemeaes é direcionado a alunos matriculados nas escolas municipais que fazem parte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e apresentam necessidades especiais (NEE), conforme a lei nº 4324/17. Em 2019, uma média de três mil estudantes foram atendidos.

 

Informação Prefeitura de Macaé

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
7 + 11 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.