Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Ângela Maria Pessanha Lima

ter, 17/03/2020 - 14:01 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares e Arquivo
Professora

Quem viveu em Macaé nas décadas de 1980 e 1990, certamente se lembrará que, naquela época, a Escola Estadual Polivalente Anísio Teixeira viveu seus anos áureos, sendo uma escola pública respeitada e admirada pela comunidade.  Se essa escola conquistou a confiança dos macaenses, com ensino de referência, uma grande contribuição para isso veio do apaixonado trabalho da educadora Ângela Maria Pessanha Lima.

Professora Angela
Ângela foi diretora do Polivalente por 33 anos. Ela acompanhou a construção do colégio em 1978, sendo a primeira diretora quando foi inaugurado, em 1979. As suas recordações ajudam a entender que o Polivalente praticou um ensino revolucionário, integrando cultura, arte e várias outras áreas de conhecimento. “O Polivalente foi feito para fazer uma sondagem de aptidões dos estudantes, além da educação geral (português, matemática, etc), eles tinham aulas de técnicas agrícolas, técnicas comerciais, educação para o lar e artes industriais. Nós cuidávamos dos interesses dos jovens, eles tinham aula teórica e prática. Todos os professores passavam por treinamentos e, até gente de colégio particular, queria ir pro Polivalente. Todo mundo queria estudar lá”, recorda Ângela.
O amor pela educação marcou sua vida desde pequena. Ainda criança, Ângela saiu de sua cidade natal (Santa Maria Madalena) para estudar em Niterói, em um colégio interno. “Terminei o curso Normal lá e, quando fiz 17 anos, já entrei pro magistério. Passei no concurso do Estado do Rio e me tornei servidora pública. Eu sempre amei a educação, gostava de cuidar do outro. Se eu sou o que sou hoje, agradeço ao colégio onde eu estudei”, destaca.
Ao falar dos projetos que realizou no Polivalente, revisitando as fotos e arquivos que guardou ao longo de mais de 30 anos, os olhos brilham. Ângela tem a convicção de que os projetos pedagógicos multidisciplinares fizeram do Polivalente um colégio de vanguarda. “A dança abre caminhos, o coral abre caminhos e tínhamos tudo isso na escola. A cultura é que fez o Polivalente deslanchar. Ajudou os alunos a entenderem o que eles queriam ser”, comenta. Até o toque que marcava a mudança de tempos (das aulas) era diferente na escola. Enquanto os outros colégios usavam uma campainha, no Polivalente tocava música, geralmente temas de filmes.
Quem frequentou a escola dos anos 1980 ao início da década de 2010, vai recordar de como os espaços eram bem cuidados e diversificados. Havia sala de dança, horta, espaço para aulas de teatro e aulas de música, etc. Muitas pessoas também lembrarão de como os desfiles cívicos do Polivalente eram diferentes. Em datas comemorativas, os estudantes desfilavam abordando o folclore, as danças típicas regionais, entre outras temáticas.

muro do colégio Polivalente
Em 2011, a escola chamou a atenção até nos muros. A educadora conta que, neste ano, um ex-aluno do Polivalente foi a várias escolas de Macaé pedir para grafitar no muro da escola. Apenas um colégio permitiu que ele expressasse sua arte, e foi o Polivalente. O nome do artista é Marlon Muk, grafiteiro hoje reconhecido em Macaé. “Ele era aluno nosso e eu deixei ele desenhar o muro porque ele estava se profissionalizando”, recorda Ângela.
Em 33 anos, Ângela passou por muitas mudanças: de governos, de realidades econômicas e de mudanças sociais. Com firmeza e disciplina, ela persistiu se dedicando para que o ensino público do Polivalente desse aos alunos, o melhor. Em 1994, quando a escola foi municipalizada, ela estava lá. Foi eleita diretora (eleições diretas) por cinco vezes e não desanimou.
Para manter os projetos pedagógicos da escola e o alto nível do ensino, Ângela usou as habilidades não só de educadora, mas também as de líder e de empreendedora. Ela contou com o apoio dos professores, dos pais e de toda a comunidade escolar. Realizou diversos eventos sociais para angariar recursos que pudessem manter as atividades da escola, já que somente com a verba pública não seria possível. Foram muitas festas e atividades realizadas, como: festa junina, angu à baiana, Garota Polivalente, bingos, rifas, etc. Empresários do comércio da cidade e pais de alunos também apoiavam a escola, doando recursos.
Com ações como essas é que foi possível manter a Banda Musical Polivalente, uma das paixões de Ângela e motivo de muito orgulho para a história do colégio.

 

Banda Musical Polivalente
A história da Banda Musical Polivalente está entranhada com a história da própria escola. A banda surgiu em 1979, ano de inauguração do colégio, e conquistou mais de 107 troféus, tendo contribuído com o despertar para a música, a descoberta de habilidades artísticas e a formação de alunos. Participou de diversos concursos de música e realizou concertos, como no Teatro Municipal de Macaé.

banda marcial

Em 1999, nós fomos convidados a participar do III Festival Internacional de Música para a Juventude em Zurich, na Suíça. No Brasil todo, só duas bandas receberam esse convite, e nós não pudemos ir porque não tínhamos dinheiro”, recorda a diretora.

 

Família
Casada com Mozart de Souza Lima desde 1966, Ângela encontrou nele não só o amor, mas um grande companheiro.

Ângela e esposo

Ele teve participação ativa em vários projetos que Ângela tocava no Polivalente. O emblema do colégio foi criado por ela e o marido, que a apoiou em diversos momentos. Com ele, a educadora teve um filho, Ângelo Leonardo Pessanha Lima, geólogo, de 52 anos, e o neto Rafael, de 17 anos. Ela fala com carinho e muito amor da família, que mora na cidade.

Ângela e família

 

Livro
As memórias da diretora e um rico acervo de fotos e documentos merecem ser compartilhados com outras gerações de Macaé, porque ajudam a contar um pedaço da história da cidade. Por isso, Ângela já tem um livro pronto, aguardando só a edição final e o aporte financeiro de patrocínio para conseguir editar e publicar a obra.

Texto Leila Pinho

 

 

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
10 + 8 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora