Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Colégio Souza 2020

sex, 13/03/2020 - 10:36 -- Leila Pinho
Categoria: 
Créditos: 
Alle Tavares
diretores do colégio Souza

Há 36 anos construindo uma história significativa na educação em Macaé, o Colégio Souza mostra o quanto é importante transformar, antes de mais nada, o espaço de aprendizagem em local de expressão e acolhimento. Esses são dois dos ingredientes que fazem dessa escola, um lugar diferente, onde o aluno tem vez e voz!
Administrado por uma família, formada por Genilda de Souza, diretora, Daniel de Souza, diretor administrativo e Liliane de Souza, diretora pedagógica, o colégio transfere o afeto das relações familiares para os alunos, do Maternal ao Ensino Médio. “Tia Genilda” é uma prova viva disso. Ela é conhecida entre todas as crianças e adolescentes e querida por eles também. Genilda na rotina do colégio, cria uma relação de confiança e afeto com eles, fazendo com que se sintam em casa.

“É como se, cada aluno, fosse da nossa família. Gostamos de estar presentes no dia a dia da escola, observando, percebendo e compreendendo as especificidades dos estudantes, desde o Maternal até o Ensino Médio”, fala Liliane.

 

família no colégio
Os filhos da assistente social Ursula Teixeira Sant’Anna, Augusto e Eduardo, de 16, e Felipe, de 12, estudam no Souza há muitos anos. A mãe observou o acolhimento diferenciado nos primeiros dias de aulas das crianças. “Uma das características que percebi, assim que chegamos na escola, foi justamente com a Genilda. Ela está todos os dias na porta do colégio, recebendo os alunos. Fiquei impressionada que, em pouco tempo, ela sabia os nomes dos meus filhos, o meu e do meu marido. Além de saber também quem eram seus avós. Eu tenho uma dificuldade enorme em decorar nomes”, comenta Ursula.

 

família no colégio
Sempre em movimento, o Souza investe em inovações estruturais e pedagógicas para acompanhar as mudanças dos tempos e oferecer aos estudantes as melhores possibilidades de aprendizagem, contando ativamente com a opinião e as escolhas dos alunos nas transformações. A advogada Andrea Vilhena Dutra, mãe dos alunos Gabriel, de 8 e, Lucas, de 6, valoriza esse protagonismo. “O colégio incentiva a participação e a opinião dos alunos, é democrático. Procura sempre ouvir e está aberto a sugestões de melhoria. A escola ouvindo mais os alunos, os incentivam a se tornarem cidadãos de caráter e de opinião, e não a aceitarem somente o que é imposto”, opina Andrea.

O Souza tem várias novidades para este ano, confira algumas abaixo.

Sou 22

O Sou 22 é um projeto pedagógico diferenciado, que contemplará um ciclo de 4 anos. É uma nova metodologia implementada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio.
O projeto surgiu a partir de muitas reflexões da gestão do colégio, e após compreender que no interior do Souza, que é uma escola em movimento, o que acontece é o oposto do que se acredita que aconteça em uma escola comum. O colégio pratica suas ações, se transforma, cresce e se desenvolve atento ao momento atual, à pesquisa e à realidade da cidade e do mundo.

turma na escola
Foi assim que o Souza idealizou o Projeto Especial Sou 21, “piloto” do atual Sou 22, por entender que ele é um real potencializador da aprendizagem. Em ambientes diferentes (como a Cozinha Experimental, Espaço Multimeios, por exemplo), onde as práticas fogem do modelo tradicional de aula, o projeto acontecia. “Quando o aluno coloca seus conhecimentos em prática, a aprendizagem torna-se mais significativa. Esse projeto nos mostrou tudo isso”, esclarece Liliane, sobre o Sou 21.
Assim como o Projeto Sou 21, o agora Sou 22 tem sua metodologia baseada em práticas educacionais inspiradas nas mais modernas e melhores linhas pedagógicas, com eficiência comprovada em outros países, onde o aluno protagonista do seu conhecimento, é estimulado a resolver situações -problema, explorar a linguagem, aprendendo a partir de suas experiências e interações com o meio. Os diretores do Souza viajaram, visitando vários lugares do mundo, conhecendo inúmeras escolas, em busca de referências, a fim de implementar no colégio projetos educacionais eficientes e interessantes.

Com o Sou 22, foi desenvolvido um projeto de transformação. O “pacote” Sou 22 contempla:

Desconecte

Outra inovação é o Desconecte! Segundo explica a diretora pedagógica, estudos mostram que o rendimento dos alunos no primeiro horário de aula é baixo. Assim, o início tardio das aulas melhora o desempenho escolar, porque o cérebro ativo é capaz de gerar soluções e aprender.

alunos no colégio

Por isso, o momento “Desconecte” propõe que os estudantes do 9º ano à 3ª série do Ensino Médio, cheguem à escola às 7h, façam atividades prazerosas por 1 hora, como ler um livro, conversar com os amigos, jogar, para, em seguida então, despertarem o cérebro, se reconectarem e absorverem os conteúdos do dia.

 

Pré-Pré, o Pré² Vestibular do Souza

A preparação para o vestibular do colégio busca estimular o prazer dos adolescentes em aprender e, assim, reduzir a tão temida pressão, típica dessa fase da vida. “A gente entende que o aluno não tem que ser só o melhor, mas tem também que fazer o que gosta. Ele precisa estar feliz”, pontua o diretor administrativo Daniel. “Eu gosto muito da proposta pedagógica, pois antes de se tornarem profissionais bem sucedidos, eu desejo que meus filhos se tornem seres humanos felizes, sociáveis, preocupados com tudo e todos à sua volta. Percebo que várias instituições estão mais preocupadas em treinar alunos para o Enem. Quero que meus filhos tenham senso crítico, raciocinem, não vejam o conhecimento somente como bagagem para aprovação no Enem”, diz Ursula.

Assim, visando cuidar do emocional e ter também uma melhor preparação, o Colégio Souza apresenta mais uma novidade para este ano, o Pré-Pré, o Pré² Vestibular. A preparação começa na 2ª série do Ensino Médio. É o “Segundão”, que chega para preparar o aluno por mais tempo e com mais tranquilidade!

 

Plantões de Ensino

Dentro do Sou 22, o aluno conta ainda com Plantões de Ensino.  Os plantões têm como objetivo apoiar e desenvolver habilidades nos pontos mais críticos, tirando as dúvidas. O colégio já oferece plantões de Redação e Exatas. E agora, em 2020, oferece o plantão carinhosamente chamado de “Você Decide”, que traz  apoio a um rodízio de matérias escolhidas pelos alunos.

 

Educação Tecnológica

O Souza também aposta na Educação Tecnológica, trazendo para Macaé o Programa Zoom Education. A novidade está sendo implementada para as crianças da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental II.
Utilizando quatro pilares como base: conectar, analisar, construir e continuar, o programa é o representante oficial da Lego Education no Brasil, desenvolvendo competências, capacidade de realização e mobilizando alunos, processos e ideias, estimulando e inspirando a criação de um mundo melhor, por meio da codificação, robótica e cultura maker. Os alunos são os protagonistas do próprio aprendizado, sendo incentivados a criar soluções para situações-problema. Nessas atividades, as dinâmicas possibilitam que o estudante exercite a argumentação com base confiável, a tomada de decisão, a expressão de linguagens verbais, visuais, sonoras e artísticas. Tudo isso, considerando sempre ideias e iniciativas que respeitem os direitos humanos, a consciência socioambiental e os princípios éticos.

Mae e filha
A despachante documentalista, Cláudia Adriane da Silva Ferreira Miranda, aprova o ensino do Souza. Sua filha Marina, de 10 anos, estuda na escola em tempo integral. “A proposta pedagógica do Souza é maravilhosa, ofertando maior tecnologia no próximo ano, e tem também o Curso de Inglês dentro do colégio”, conta Cláudia.

 

Clubes Juvenis

O Souza propõe para este ano, os Clubes Juvenis. Os clubes foram pensados para promover a conexão e a interação de alunos com os mesmos interesses, independentemente de turma ou série. “O aluno pode escolher entre Empreendedorismo, Empoderamento Feminino, Mundo Digital, Artes e Fotografia, etc”, explica Daniel de Souza.

atividade extra

Os temas propostos para os Clubes Juvenis foram criados de acordo com a preferência dos alunos, que responderam pesquisas aplicadas pela escola. A cada semestre, os alunos optam pelo tema de maior interesse, tendo como regra de ouro a reflexão, a pesquisa e argumentação. Mais uma vez, o Souza conduz o estudante a ser protagonista da educação, dando voz a ele.

 

Rua Velho Campos, 744 - Centro, Macaé – RJ
Tel: 22 2762-1611
@colegiosouza

Texto Leila Pinho

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 16 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora