Notícias e Variedades de Macaé
Início » Comment » Link permanente de comentário » Comentar

Comentar

Mitos e verdades sobre o coaching

sex, 16/02/2018 - 09:16 -- Prefeitura de Macaé
Categoria: 

Olá queridos,

Devido ao grande debate em relação aos capítulos apresentados pela Rede Globo na novela “O outro lado do paraíso” onde um Coach (profissional de Coach) atua em sessões de coaching (sessão do processo de coaching), o assunto desta coluna não poderia ser outro. 

Em alguns capítulos passados, a personagem da advogada Adriana (interpretada pela atriz Julia Dalavia) explicou para a Clara (interpretada por Bianca Bin) que também é coach e disse a Clara, que faz hipnose. Tal cena foi uma ação de merchandising pago pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC). O IBC, procurado pela reportagem da revista Veja, admitiu ter pago pela ação.

O fato é que, no merchandising, a tentativa de promover e disseminar o coaching foi infeliz em sua abordagem. Pois, as técnicas não representam de fato a realidade do coaching e vem causando polêmica entre profissionais e entidades da área e afins como a psicologia, por exemplo.

Por isso, como autoridade local em coaching, em comum acordo com o jornalismo da Divercidades, decidimos mudar um pouco o tema da coluna, em caráter extraordinário, e para melhor informar a população macaense sobre o ocorrido quanto à necessidade de desmitificar e esclarecer alguns mitos e as verdades sobre o coaching.

Mito: Coaching é somente para pessoas problemáticas ou que tem algum problema para resolver.

Verdade: O coaching ajuda em todas as instâncias e desenvolve competências e comportamentos a fim de melhorar o desempenho de um indivíduo, também diante de obstáculos e desafios. Normalmente, pessoas de sucesso buscam o coaching como estratégia para crescerem ainda mais em suas carreiras, vida pessoal, e negócios.

Mito: O coaching é realizado para descobrir se a pessoa sofre de distúrbios psicológicos ou é uma forma de tratamento para pessoas que sofrem com doenças emocionais como traumas, síndrome do pânico ou depressão.

Verdade: Os coaches (profissionais de coaching) não podem trabalhar com disfunções ou doenças psicológicas, este tipo de abordagem é exclusiva para profissionais de medicina, psiquiatria e psicologia. O coaching é para pessoas funcionais que querem utilizar a metodologia para aumentar seu potencial e adquirir novas habilidades moldando seus comportamentos para obter mais sucesso e satisfação.

Mito: O coaching é o estudo complementar de algumas profissões.

Verdade: O coaching é uma profissão e o profissional certificado em coaching pode optar por atuar somente como coach ou ainda associar essa formação à outra área de atuação, da qual já tem formação e conhecimento. Por exemplo: o profissional pode ser engenheiro e coach, psicólogo e coach, profissional de educação física e coach ou, somente coach. Por isso, há uma confusão e muitas pessoas acreditam que o coaching é um estudo complementar, mas não é..        

Mito: Os profissionais de coaching são charlatões, pessoas que não deram certo na vida e que prometem o que não podem cumprir.

Verdade: O coaching é uma profissão honrada e que apesar de ainda não ser regulamentada pelo congresso nacional (já tramita há alguns anos o pedido de regulamentação), os profissionais são regidos por códigos de ética e conduta e, são capacitados e treinados com técnicas de eficiência comprovada. Atuam legalmente e utilizam contratos para assegurar o acordo com o cliente. E em caso de insatisfação com os serviços basta que o cliente procure os órgãos de proteção ao consumidor.

Mas, é bom ficar atento, pois em qualquer profissão ou área de atuação profissional você poderá encontrar pessoas inexperientes ou agindo de má fé. Neste caso denuncie.
Para contratar um Coach é necessário que seja verificado seu histórico de formação e as experiências e resultados dos clientes anteriores.

Mito: O coaching é uma moda e logo irá cair ou desaparecer.

Verdade: Como uma das profissões que mais cresce no mundo todo atualmente e com sua eficácia comprovada na performance e na produtividade, o coaching não é meramente um modismo e veio para ficar. As grandes empresas já se beneficiam das metodologias e contratam profissionais da área para dar mais valor e agilidade aos seus colaboradores e processos de trabalho. O coaching vem se aperfeiçoando e atualmente existem vários estudos, na área, sendo feitos por especialistas e doutores das maiores universidades. Ainda vem muita novidade por aí.

Mito: O coaching é somente para os colaboradores e pessoas que não possuem cargos de gerência nas organizações, pois os gerentes e líderes eles já são bons e sabem tudo.

Verdade: Em todos os níveis, cargos e tempo de experiência, as pessoas podem se beneficiar com o coaching. No entanto, o coaching é frequentemente mais utilizado para dar apoio ao desenvolvimento da alta gerência, líderes e suas equipes.

Porém, é necessária a observação de que o coaching não é para todo mundo, e sim para uma pessoa que deseja mudanças e melhorias em sua vida pessoal ou profissional.

Mito: O coaching custa caro.

Verdade: O coaching é um excelente investimento em desenvolvimento pessoal, um dos únicos que possui métricas para medir o ROI (retorno sobre o investimento). Se comparado ao custo de treinamentos de lideranças e outros em horas/hospedagem/voo e etc. É compensador, pois não precisará sair do trabalho, o profissional Coach pode ir até o cliente se necessário. Além de ser personalizado e desenhado exclusivamente para abordar exatamente aquilo que é necessário.

Mito: Basta contratar um Coach que vou realizar todos os meus sonhos, meus problemas desaparecerão, pois o coaching fará tudo para mim.

Verdade: Não absolutamente, não se trata disso. E sim de uma parceria, de dois cérebros trabalhando em prol de um objetivo. A responsabilidade da realização é totalmente do cliente. O Coach vai aplicar o processo e vai acompanhar a performance das ações, ou seja, o cliente joga a partida e o Coach será o treinador que vai ressaltar as habilidades e ajudar a corrigir o que atrapalha a vencer o jogo.

Estes são alguns dos grandes mitos que envolvem a temática do coaching. Então, nos basta comparar e observar as cenas dos próximos capítulos onde acredito que a emissora deverá retratar-se e corrigir as informações equivocadas divulgadas para todo Brasil. Mas se o objetivo do merchandising era causar polemica: conseguiu!

Se este artigo esclareceu suas dúvidas, compartilhe com os amigos. E caso queira saber mais sobre o assunto terei prazer em responder a todas as perguntas. Você pode me encontrar nas redes sociais.

Eu sou Chiara Lins, especialista em coaching de lideranças do segmento de Óleo e Gás, palestrante motivacional e empreendedora.

Facebook Chiara Lins – Macaé Coaching 
Linkedin Chiara Lins 
E-mail: coachiaralins@gmail.com

 

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
3 + 16 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.