Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Nutri Vida » Balão Intragástrico, você sabe o que é?

Balão Intragástrico, você sabe o que é?

sex, 24/11/2017 - 15:51 -- Gisele Pacheco
Categoria: 
balão intragástrico

Já observou que em toda roda de amigos surge o tema: DIETA? No barzinho, no salão de beleza, na praia... Não importa o local do papo. Onde há pessoas reunidas, o assunto está sempre em pauta! O fato é que emagrecer é um desejo da maioria das pessoas!

É fácil observar que o número de pessoas acima do peso é cada vez maior. Experimente olhar a sua volta! A obesidade adquiriu proporções epidêmicas. Um em cada cinco brasileiros está obeso! Alarmante, não é? A prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. E, o sobrepeso também subiu de 42,6% para 53,8% no mesmo período (Dados da VIGITEL – Ministério da Saúde). De todos os fatores, talvez o mais preponderante seja o estilo de vida. Então, o tratamento da obesidade precisa ser baseado em reeducação alimentar, física e psicológica. Mas, muitas pessoas têm dificuldade em seguir os tratamentos clínicos convencionais ou simplesmente buscam as opções erradas para atingirem seus objetivos. Resultado? A obesidade tornou-se um problema de saúde pública!

A proposta de tratamento da obesidade em voga é o Balão Intragástrico! Provavelmente você já ouviu falar sobre alguém que “perdeu muitos quilos com o uso do balão”. O que é tentador! E realmente este pode ser um método muito eficaz, desde que o paciente entenda bem seu funcionamento e se proponha a seguir corretamente as orientações!

O uso do Balão Intragástrico auxilia no emagrecimento, reduzindo a capacidade do estômago e causando uma sensação de saciedade precoce. Ele não provoca alterações fisiológicas ou metabólicas. Sua ação é levar o paciente a ingerir menor quantidade de alimentos e sentir-se satisfeito! Assim, vem se tornando o queridinho, principalmente, das mulheres com sobrepeso! O tratamento envolve uma equipe multidisciplinar, que conta com médico gastroenterologista, nutricionista e psicólogo. Em geral é recomendado para pessoas com IMC entre 27 e 34 Kg/m2 (sobrepeso e obesidade I). Mas, também pode ser recomendado aos pacientes com obesidade grave avançada (IMC > 50Kg/m2), indicados para cirurgia bariátrica mas que precisem minimizar os riscos através da redução do excesso de peso durante o pré-operatório.

Este é um método prático, de fácil execução e não cirúrgico. Consiste na introdução de um balão resistente à acidez do estômago, através de endoscopia digestiva, que será preenchido por soro fisiológico. Após um período em torno de 6 meses o balão é retirado. A redução média é de 15% do peso inicial e a mínima é de 10%.

É importante ressaltar que o uso do balão intragástrico, assim como qualquer outro método de tratamento da obesidade, exige mudanças de hábitos para alcance dos objetivos traçados e manutenção do sucesso conquistado. A alta taxa de ganho de peso observada após a retirada do balão indica que é fundamental manter os bons hábitos e, na maioria dos casos, faz-se necessária a continuação dos atendimentos com a equipe, mesmo após a retirada.

O Balão faz parte do tratamento, ele não é o tratamento! O paciente precisa ter novos hábitos alimentares, praticar uma atividade física regular e tratar os desequilíbrios emocionais. O desejo não deve ser simplesmente de reduzir o peso, mas sim de mudar o estilo de vida, caso contrário nem com o Balão Intragástrico nem com qualquer outro método haverá sucesso definitivo!
Deixa eu te contar um segredo: Para eliminar o excesso de peso não há milagre. É preciso associar alimentação equilibrada e atividade física regular! Na verdade, buscar viver saudável e feliz é o que deveria importar... O restante vem de brinde!

VIGITEL – Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico.

Quer conversar mais? Entre em contato comigo.
Eu sou Gisele Pacheco, nutricionista
E-mail giselenutricionista@gmail.com

 

 

Comentários

Enviado por Divercidades em
Ana, não temos essa informação para dar. Mas, sugerimos que caso você se interesse, procure um médico para falar sobre esse assunto e ele pode te responder essa pergunta.

Enviado por Nutri Gisele Pacheco em
Olá, Ana! Para saber mais informações, como o valor, você precisa fazer contato com a clínica que realiza o procedimento de colocação do balão. A clínica é a CLIGED e o médico é o Dr Ailton José. O telefone da clínica é 2762-4800. Beijos.

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
1 + 3 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora