Notícias e Variedades de Macaé
Início » Colunistas » Corpo fitness » Por que mulheres têm mais lesões na corrida do que homens?

Por que mulheres têm mais lesões na corrida do que homens?

qui, 21/03/2024 - 11:35 -- Divercidades
Categoria: 
Créditos: 
Particularidades anatômicas, neuromusculares e hormonais são temas de estudos que podem mudar os protocolos de prevenção e tratamento de lesões femininas.

A prática esportiva, a crescente profissionalização nas mais diversas modalidades e a busca do fitness e da qualidade de vida através do esporte trouxeram maior exposição e, consequentemente, lesões que antes eram quase exclusivas dos homens.
Estudos publicados nos últimos 20 anos mostram que as mulheres não estão apenas se lesionando, mas que isso acontece em taxas absurdamente maior do que os homens. Para o futebol, por exemplo, atletas do sexo feminino têm quatro vezes mais chance de sofrer uma lesão ligamentar do joelho e, para a corrida de rua, esta proporção extrapola o índice de um homem para sete lesões mulheres lesionadas para a mesma intensidade e volume dos treinos.

Mas, afinal, por que isso acontece?

Diferenças anatômicas

    • Ângulo Q: o ângulo formado pelo osso da coxa e pelo fêmur é maior nas mulheres do que nos homens. Isso aumenta a pressão na articulação do joelho, tornando-as mais suscetíveis a lesões como a síndrome da dor patelofemoral e a condropatia;
    • Articulações: as articulações das mulheres são geralmente menores e menos rígidas do que as dos homens. Isso as torna mais propensas a instabilidade e lesões;no joelho, a patela alta e lateralizada e o sulco troclear raso (trilho por onde a patela deslisa quando se flexiona o joelho) seriam responsáveis por um contato reduzido entre a patela e o fêmur, e, consequentemente, levariam a doenças causadas pela pressão excessiva na cartilagem articular, como condromalácia, síndrome da hiperpressão lateral, sinovite e hoffite do joelho.
    • Ligamentos:  O tamanho e espessura reduzidos dos ligamentos do joelho e tornozelo colocariam estas articulações em risco nos casos de entorses e contusões.

Diferenças hormonais

    • Estrogênio: o hormônio estrogênio desempenha um papel na flexibilidade do tecido conjuntivo. Os níveis mais altos de estrogênio nas mulheres podem tornar os ligamentos e tendões mais frouxos; os níveis de estrogênio no sangue também estariam ligados à resposta neuromuscular.
    • Progesterona: o hormônio progesterona, que aumenta durante a segunda metade do ciclo menstrual, pode relaxar ainda mais os ligamentos.

Além destes fatores, a fadiga muscular, condição comum entre esportistas sem condicionamento físico, seria também apontada como um fator para lesões esportivas mulheres corredoras. Esta fadiga, causada pelas forças de reação do solo, cinemática das extremidades inferiores e ativação muscular durante a corrida comprometeria a função muscular, causando atraso da ativação dos músculos isquiotibiais.

Como ajudar a reduzir o risco de lesões?

    • Treinar gradualmente, aumentando a carga lentamente;
    • Escolher calçados adequados que ofereçam suporte e amortecimento adequados;
    • Fortalecer os músculos ao redor dos joelhos e tornozelos;
    • Alongar-se regularmente para melhorar a flexibilidade;
    • Manter uma dieta equilibrada rica em nutrientes essenciais;
    • Ouvir o corpo e descansar quando necessário;

Por fim, a maior taxa de lesão entre mulheres e as lesões típicas do gênero, associadas às diferenças metabólicas e biomecânicas entre os sexos, têm chamado a atenção da ciência. Mudanças tanto na área preventiva quanto no tratamento de lesões em mulheres devem vir à tona nos próximos anos através de novos estudos.

Contatos:
IG @EssencialFit
Email: atendimento@essencialfit.com.br
Tel: 22 2142 4729

 

 

 

 

Comentar

Seu comentário será liberado pelo administrador. Informe-se sobre as regras de moderação de comentários no Termo de uso.
CAPTCHA
Resolva a soma abaixo por questões de segurança
9 + 4 =
Solve this simple math problem and enter the result. E.g. for 1+3, enter 4.

Marca da Agência Logomotiva - Presença Digital - Agência desenvolvedora e mantenedora